
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cabreira Rodrigues, Márcia Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-07T19:36:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-07T19:36:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Márcia Cristina Cabreira Rodrigues | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699778 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Ensino de História sempre se mostra um desafio, já que este componente curricular está sempre em modificação e transformação, já que acompanha as ações humanas no decorrer do tempo. Quando este ensino se direciona para crianças este 9 e 10 anos ele é ainda mais desafiante, já que textos, livros didáticos se apresentam, na maioria das vezes pouco atraentes para estes educandos. Por este motivo, foi confeccionado e aplicado um Jogo de Tabuleiro para estas crianças com intuito de que elas fixassem com mais precisão pontos relacionados à História de São Borja, conteúdo da etapa de ensino do quarto ano do Ensino Fundamental; mais precisamente as turmas de quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aparício Mariense, da cidade de São Borja, RS. O jogo foi elaborado a partir de observações diretas das turmas, para avaliar sua capacidade de interação na realização do mesmo e também por meio de leituras e reflexões de textos científicos que muito colaboraram na realização e aplicação do projeto e desta dissertação de Mestrado. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,37 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História nas Séries Iniciais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogo de Tabuleiro | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História de São Borja | pt_BR |
| Título: dc.title | A CONFECÇÃO DE JOGO ANALÓGICO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA CIDADE DE SÃO BORJA, RS, PARA OS ALUNOS DO 4º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL APARÍCIO MARIENSE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Márcia Cristina Cabreira Rodrigues.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699778/2/Dissertação Márcia Cristina Cabreira Rodrigues.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons