CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA A PARTIR DAS AULAS DE HISTÓRIA.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCassanta, Lucas Dalfolo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-07T20:34:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-07T20:34:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-08-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Lucas Dalfolo Cassantapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699769-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho buscou estabelecer conceitos plausíveis de cidadania, atrelado ao ensino de história. Buscou-se esclarecer o conceito de cidadania, através de discursos dos mais variados, e mesmo através da legislação brasileira que traz em seu texto de maneira exaustiva o termo, sem dar a ele uma definição concreta. Através do presente trabalho é possível perceber que a educação, e notadamente o ensino de história, tem estado na vanguarda da formação de cidadãos conscientes de si, e de seu lugar no tempo e no espaço e, portanto, o processo de tomada de consciência histórica dos estudantes em sala de aula, nos anos finais do ensino fundamental, adquire caráter fundamental para entender de que maneira o processo de ensino é transformador da realidade em que se está inserido. Como as definições legais existem no panorama da educação, a pesquisa traz a discussão acerca do currículo, buscando esclarecer conceitos amplos, como o próprio significado de currículo, e ainda, questões atuais como as discussões acerca da Base Nacional Comum Curricular, demonstrando a ocorrência de avanços e regressões no que diz respeito à padronização nacional especificamente do ensino de história. Metodologicamente se desenvolveu a aplicação e a análise de narrativas autobiográficas como dispositivos de formação, na busca da compreensão pelos estudantes sobre a sua ação histórica e a percepção de si e do outro, enquanto constituintes da sociedade. A percepção do pesquisador também aparece nesse processo da construção das narrativas autobiográficas dos estudantes, na fase de análise das narrativas e de sua interpretação, estando claro, dessa forma, o caráter dialético fomentado pelas práxis constituintes de todo o processo. Ao final, o trabalho traz a proposta de uma oficina sobre as narrativas autobiográficas, a ser aplicada com docentes já formados e em formação, no intuito de demonstrar as possibilidades metodológicas das narrativas de si e sua aplicabilidade. A pesquisa lança, dessa forma, uma visão bastante favorável à utilização das narrativas autobiográficas como dispositivos de formação no ensino fundamental anos finais, que traz contribuição pertinente ao conceito de educação histórica, sendo a história, enquanto componente curricular, ferramenta necessária a formação de estudantes no ensino básico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,76 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas Autobiográficaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Históricapt_BR
Título: dc.titleCONSCIÊNCIA HISTÓRICA E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA A PARTIR DAS AULAS DE HISTÓRIA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineElaboração de Defesa de Mestrado/Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


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