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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cassanta, Lucas Dalfolo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-07T20:34:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-07T20:34:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Lucas Dalfolo Cassanta | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699769 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho buscou estabelecer conceitos plausíveis de cidadania, atrelado ao ensino de história. Buscou-se esclarecer o conceito de cidadania, através de discursos dos mais variados, e mesmo através da legislação brasileira que traz em seu texto de maneira exaustiva o termo, sem dar a ele uma definição concreta. Através do presente trabalho é possível perceber que a educação, e notadamente o ensino de história, tem estado na vanguarda da formação de cidadãos conscientes de si, e de seu lugar no tempo e no espaço e, portanto, o processo de tomada de consciência histórica dos estudantes em sala de aula, nos anos finais do ensino fundamental, adquire caráter fundamental para entender de que maneira o processo de ensino é transformador da realidade em que se está inserido. Como as definições legais existem no panorama da educação, a pesquisa traz a discussão acerca do currículo, buscando esclarecer conceitos amplos, como o próprio significado de currículo, e ainda, questões atuais como as discussões acerca da Base Nacional Comum Curricular, demonstrando a ocorrência de avanços e regressões no que diz respeito à padronização nacional especificamente do ensino de história. Metodologicamente se desenvolveu a aplicação e a análise de narrativas autobiográficas como dispositivos de formação, na busca da compreensão pelos estudantes sobre a sua ação histórica e a percepção de si e do outro, enquanto constituintes da sociedade. A percepção do pesquisador também aparece nesse processo da construção das narrativas autobiográficas dos estudantes, na fase de análise das narrativas e de sua interpretação, estando claro, dessa forma, o caráter dialético fomentado pelas práxis constituintes de todo o processo. Ao final, o trabalho traz a proposta de uma oficina sobre as narrativas autobiográficas, a ser aplicada com docentes já formados e em formação, no intuito de demonstrar as possibilidades metodológicas das narrativas de si e sua aplicabilidade. A pesquisa lança, dessa forma, uma visão bastante favorável à utilização das narrativas autobiográficas como dispositivos de formação no ensino fundamental anos finais, que traz contribuição pertinente ao conceito de educação histórica, sendo a história, enquanto componente curricular, ferramenta necessária a formação de estudantes no ensino básico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,76 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas Autobiográficas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica | pt_BR |
Título: dc.title | CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA A PARTIR DAS AULAS DE HISTÓRIA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Lucas Dalfolo Cassanta.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699769/2/Dissertação Lucas Dalfolo Cassanta.pdfDownload |
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