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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Noriega Pires, Marcelo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-07T18:56:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-07T18:56:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-31 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Marcelo Noriega Pires | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699759 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho intitulado: “O Professor de História atuando no Ensino Religioso: um caminho de combate à intolerância religiosa” está vinculado ao eixo de Saberes Escolares, no núcleo da Universidade Federal de Santa Maria – RS, do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA. O objetivo principal deste trabalho é o de apresentar um produto pedagógico que demonstre algumas possibilidades de práticas pedagógicas para o professor de História que, por qualquer motivo, venha a ministrar Ensino Religioso. Este trabalho está organizado da seguinte maneira: introdução, onde se apresenta o tema pelo viés da importância do combate à intolerância religiosa. O segundo capítulo, por sua vez, está organizado no sentido de debatermos o Ensino Religioso desde a Constituição Federal de 1988 até as orientações curriculares presentes na BNCC - Base Nacional Comum Curricular e no RCG – Referencial Curricular Gaúcho. O trabalho traz, em seu terceiro capítulo, debates sobre a questão do Ensino Religioso ministrado pelo professor de História. Para tal, utilizamos de importantes contribuições da História e Historiografia das religiões que vão desde a busca pelo próprio conceito de religião até o debate sobre a questão da chamada religião pública. No referido capítulo também se debate a questão da formação inicial e continuada do professor de História e como que aspectos da sua formação acadêmica podem o auxiliar na construção de práticas pedagógicas de combate à intolerância religiosa. Este capítulo se encerra com o debate sobre o Ensino de Ensino Religioso pelo professor de História de maneira a possibilitar a reflexão teórico-metodológica sobre o tema. O quarto capítulo deste trabalho é o produto pedagógico propriamente dito, uma série de práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas em diversos anos dos ensinos fundamental e médio. As práticas pedagógicas apresentadas neste trabalho foram pensadas a partir de aspectos inerentes ao conhecimento histórico. Por isso, o uso da comparação daquilo que a historiografia produziu sobre determinados povos e religiões é bastante corriqueiro no produto pedagógico. Por fim, na conclusão temos o encaminhamento final dos debates apresentados no sentido de se frisar a importância de se fomentar o debate sobre a importância de se construir práticas pedagógicas em Ensino Religioso voltadas para o combate à intolerância religiosa. No que diz respeito aos referenciais teóricos deste trabalho fazemos uma importante aproximação entre as contribuições de Reinhart Koselleck: suas críticas à modernidade, aceleração do tempo histórico e a questão da relação inversamente proporcional de experiência e expectativa; Jörn Rüsen, e seu debate sobre a capacidade da História orientar para a vida prática e Paulo Freire, com sua educação libertadora e o combate à hierarquização do conhecimento. As contribuições desses autores são o eixo fundamental deste trabalho por fornecerem esses elementos mencionados que analisados em conjunto fornecem a base teórica para o caminho de combate à intolerância apresentado neste trabalho. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,23 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Intolerância Religiosa | pt_BR |
| Título: dc.title | O Professor de História atuando no Ensino Religioso: um caminho de combate à intolerância religiosa. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Dissertação Marcelo Noriega Pires.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699759/2/Dissertação Marcelo Noriega Pires.pdfDownload |
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