O Professor de História atuando no Ensino Religioso: um caminho de combate à intolerância religiosa.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNoriega Pires, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-07T18:56:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-07T18:56:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-31-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Marcelo Noriega Pirespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699759-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho intitulado: “O Professor de História atuando no Ensino Religioso: um caminho de combate à intolerância religiosa” está vinculado ao eixo de Saberes Escolares, no núcleo da Universidade Federal de Santa Maria – RS, do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA. O objetivo principal deste trabalho é o de apresentar um produto pedagógico que demonstre algumas possibilidades de práticas pedagógicas para o professor de História que, por qualquer motivo, venha a ministrar Ensino Religioso. Este trabalho está organizado da seguinte maneira: introdução, onde se apresenta o tema pelo viés da importância do combate à intolerância religiosa. O segundo capítulo, por sua vez, está organizado no sentido de debatermos o Ensino Religioso desde a Constituição Federal de 1988 até as orientações curriculares presentes na BNCC - Base Nacional Comum Curricular e no RCG – Referencial Curricular Gaúcho. O trabalho traz, em seu terceiro capítulo, debates sobre a questão do Ensino Religioso ministrado pelo professor de História. Para tal, utilizamos de importantes contribuições da História e Historiografia das religiões que vão desde a busca pelo próprio conceito de religião até o debate sobre a questão da chamada religião pública. No referido capítulo também se debate a questão da formação inicial e continuada do professor de História e como que aspectos da sua formação acadêmica podem o auxiliar na construção de práticas pedagógicas de combate à intolerância religiosa. Este capítulo se encerra com o debate sobre o Ensino de Ensino Religioso pelo professor de História de maneira a possibilitar a reflexão teórico-metodológica sobre o tema. O quarto capítulo deste trabalho é o produto pedagógico propriamente dito, uma série de práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas em diversos anos dos ensinos fundamental e médio. As práticas pedagógicas apresentadas neste trabalho foram pensadas a partir de aspectos inerentes ao conhecimento histórico. Por isso, o uso da comparação daquilo que a historiografia produziu sobre determinados povos e religiões é bastante corriqueiro no produto pedagógico. Por fim, na conclusão temos o encaminhamento final dos debates apresentados no sentido de se frisar a importância de se fomentar o debate sobre a importância de se construir práticas pedagógicas em Ensino Religioso voltadas para o combate à intolerância religiosa. No que diz respeito aos referenciais teóricos deste trabalho fazemos uma importante aproximação entre as contribuições de Reinhart Koselleck: suas críticas à modernidade, aceleração do tempo histórico e a questão da relação inversamente proporcional de experiência e expectativa; Jörn Rüsen, e seu debate sobre a capacidade da História orientar para a vida prática e Paulo Freire, com sua educação libertadora e o combate à hierarquização do conhecimento. As contribuições desses autores são o eixo fundamental deste trabalho por fornecerem esses elementos mencionados que analisados em conjunto fornecem a base teórica para o caminho de combate à intolerância apresentado neste trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,23 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntolerância Religiosapt_BR
Título: dc.titleO Professor de História atuando no Ensino Religioso: um caminho de combate à intolerância religiosa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineElaboração de Defesa de Mestrado/Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons