Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vartha, Dante Luis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-07T18:31:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-07T18:31:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Dante Luis Vartha | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699732 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho parte de um projeto idealizado durante o Mestrado Profissional em Ensino de História, que tinha como premissa realizar uma atividade para a Formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tal foram feitas reflexões sobre o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como instrumento prático as oficinas pedagógicas. Por ter sido aplicado em turmas do Curso Normal – Aproveitamento de estudos do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul, há também uma reflexão sobre esta modalidade de ensino. O ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, tem sofrido com o passar dos anos, em muitas instituições, um certo abandono, o que tem prejudicado na constituição do indivíduo a construção de um sujeito histórico, com uma consciência histórica e sentimento de pertencimento a coletividade. As oficinas pedagógicas, surgem como uma metodologia de aula que não cala as vozes, em que todos fazem parte da construção histórica de seu local de vivência, seja ele a comunidade em que vive, a cidade, o estado, o país em relação ao mundo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas Pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS – MODALIDADE MÉDIO/NORMAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Dante Luis Vartha.pdf | 19,51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699732/2/Dissertação Dante Luis Vartha.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons