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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Michele Salete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T14:44:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T14:44:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Michele Salete Reis - Dissertação - ProfHistória - UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699660 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória – vinculado à Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuibá, a partir da linha de pesquisa Saberes Históricos em diferentes espaços de Memória. Este trabalho teve como objetivo possibilitar experiências mais dinâmicas e enriquecedoras no processo de ensino-aprendizagem a partir da Educação Patrimonial, por meio de materiais didáticos-pedagógicos produzidos para professores da Educação Básica. Adotou-sea pesquisa aplicada, objetivando explorar historicamente a cidade de Barra do Garças-MT, a partir da pesquisa quanti-qualitativa, por meio de questionários semiestruturado, a fim de verificar as percepções que professores(as) e estudantes têm acerca do patrimônio cultural e da história do município. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica a partir autores que escreveram sobre a história da cidade de Barra do Garças e a pesquisa de campo, que permitiu conhecer alguns documentos que serviram de base para escrita da história do município, como jornais, decretos, depoimentos, fotografias, entre outros. O estudo teórico sobre o Ensino de História, a Educação Patrimonial e os lugares de memória, pautaram-se em documentos produzidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Guia Básico de Educação Patrimonial(1999) e Base Nacional Comum Curricular (2017) e em autores como Barca, Rezende e Schmidt (2010), Rüsen (2009); Bittencourt (2009), Le Goff (2013), Nora (2012), entre outros. Elaboraram-se dois produtos que integram esse trabalho de dissertação, as Oficinas Pedagógicas e o Guia Didático–histórico para o(a) professor(a), com o objetivo de auxiliar os professores de História da Educação Básica a trabalhar com a temática Educação Patrimonial e, ao mesmo tempo, provocar situações de aprendizado sobre o processo cultural, a fim de contribuir para a compreensão da realidade dos estudantes e para o reconhecimento de sua própria identidade. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Patrimonial: História, Patrimônio Cultural e os Lugares de Memória do município de Barra do Garças – MT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Michele Salete Reis - Dissertação - ProfHistória - UFMT.pdf | 24,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699660/2/Michele Salete Reis - Dissertação - ProfHistória - UFMT.pdfDownload |
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