Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Maurício da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T14:39:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T14:39:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mauricio da Silva - Dissertação - ProfHistória-UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699659 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa procurou analisar as videoaulas produzidas por um canal popular entre os usuários da plataforma YouTube. Para tanto, levantou-se a seguinte problemática: se essas videoaulas seriam criadoras de uma narrativa sobre História e qual seria a narrativa histórica apresentada pelo canal. Assim, a intenção é suscitar uma reflexão acerca da perspectiva histórica veiculada e sobre a popularidade entre seu público. Considerando-se as videoaulas como uma fonte audiovisual, buscamos entender quais elementos da linguagem audiovisual são importantes no processo de leitura desse tipo de fonte. A metodologia está fundamentada em uma análise qualitativa (FLICK, 2009) dessa mídia, a partir de sua linguagem e de seu contexto. Intentamos estabelecer uma conexão entre estudos e interpretações sobre cinema, fonte audiovisual e educação. As bases investigativas da pesquisa estão fundamentadas nas análises sobre “cultura da mídia”, de Douglas Kellner (2001), audiovisual e cinematografia, de Marcos Napolitano (2008), Rodrigo de Almeida Ferreira (2018), Marc Ferro (1992), Elizabeth Ellsworth (2001), entre outras, bem como apontamentos e conceitos que permitiram discutir a linguagem do audiovisual na história. A leitura desse audiovisual permite formularmos as seguintes considerações: os elementos estéticos, como montagem, cortes, edição, música, posicionamento de câmera e enquadramento, estão estreitamente relacionados com as estruturas da narrativa exibida nas videoaulas; elas veiculam artefatos da cultura midiática globalizada, sendo que o uso dessa linguagem - o audiovisual - acaba potencializando o poder ilustrativo dos eventos e personagens históricos. As videoaulas do referido canal apresentaram diferenças quanto a linguagem, a narrativa e a estética, isso se deve, ao contexto de produção, pois parte dos vídeos foram elaborados pela youtuber quando era jovem de ensino básico e outros vídeos foram criados enquanto acadêmica em história. A partir dessa análise, com base nas considerações de Bittencourt (2008), que ressalta a importância em articular o ensino de História com as novas tecnologias; nos pressupostos de Guimarães (2012), que destaca a relevância de incorporar as novas linguagens à prática de sala de aula; elaboramos como produto didático-pedagógico um “guia” para produção de videoaulas. Assim, nosso objetivo será auxiliar educadores/as para que produzam suas próprias videoaulas e façam uso do YouTube para compartilhar seus materiais. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Difusão de Narrativas Históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Videoaulas | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E MÍDIA: ANÁLISE DE VIDEOAULAS NO YOUTUBE – UM ESTUDO DE CASO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Mauricio da Silva - Dissertação - ProfHistória-UFMT.pdf | 15,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699659/2/Mauricio da Silva - Dissertação - ProfHistória-UFMT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons