ENSINO DE HISTÓRIA E MÍDIA: ANÁLISE DE VIDEOAULAS NO YOUTUBE – UM ESTUDO DE CASO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Maurício da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-04T14:39:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-04T14:39:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherMauricio da Silva - Dissertação - ProfHistória-UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699659-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa procurou analisar as videoaulas produzidas por um canal popular entre os usuários da plataforma YouTube. Para tanto, levantou-se a seguinte problemática: se essas videoaulas seriam criadoras de uma narrativa sobre História e qual seria a narrativa histórica apresentada pelo canal. Assim, a intenção é suscitar uma reflexão acerca da perspectiva histórica veiculada e sobre a popularidade entre seu público. Considerando-se as videoaulas como uma fonte audiovisual, buscamos entender quais elementos da linguagem audiovisual são importantes no processo de leitura desse tipo de fonte. A metodologia está fundamentada em uma análise qualitativa (FLICK, 2009) dessa mídia, a partir de sua linguagem e de seu contexto. Intentamos estabelecer uma conexão entre estudos e interpretações sobre cinema, fonte audiovisual e educação. As bases investigativas da pesquisa estão fundamentadas nas análises sobre “cultura da mídia”, de Douglas Kellner (2001), audiovisual e cinematografia, de Marcos Napolitano (2008), Rodrigo de Almeida Ferreira (2018), Marc Ferro (1992), Elizabeth Ellsworth (2001), entre outras, bem como apontamentos e conceitos que permitiram discutir a linguagem do audiovisual na história. A leitura desse audiovisual permite formularmos as seguintes considerações: os elementos estéticos, como montagem, cortes, edição, música, posicionamento de câmera e enquadramento, estão estreitamente relacionados com as estruturas da narrativa exibida nas videoaulas; elas veiculam artefatos da cultura midiática globalizada, sendo que o uso dessa linguagem - o audiovisual - acaba potencializando o poder ilustrativo dos eventos e personagens históricos. As videoaulas do referido canal apresentaram diferenças quanto a linguagem, a narrativa e a estética, isso se deve, ao contexto de produção, pois parte dos vídeos foram elaborados pela youtuber quando era jovem de ensino básico e outros vídeos foram criados enquanto acadêmica em história. A partir dessa análise, com base nas considerações de Bittencourt (2008), que ressalta a importância em articular o ensino de História com as novas tecnologias; nos pressupostos de Guimarães (2012), que destaca a relevância de incorporar as novas linguagens à prática de sala de aula; elaboramos como produto didático-pedagógico um “guia” para produção de videoaulas. Assim, nosso objetivo será auxiliar educadores/as para que produzam suas próprias videoaulas e façam uso do YouTube para compartilhar seus materiais.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMídiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDifusão de Narrativas Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVideoaulaspt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E MÍDIA: ANÁLISE DE VIDEOAULAS NO YOUTUBE – UM ESTUDO DE CASOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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