Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alberto, Gleiciane de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T14:24:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T14:24:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Gleiciane de Lima Alberto - Dissertação - ProfHistória-UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699657 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação propôs-se a analisar a presença de mulheres nas lutas independentistas na América Ibérica, no ensino de História. Dessa maneira, verificouse nos livros didáticos, como a participação feminina no contexto de revolução é apresentada. Objetivando visibilizar a atuação de mulheres no cenário de lutas emancipatórias, e por meio do uso de biografias construir novos saberes e práticas no ensino de História. Realizou-se análise qualitativa dos dados bibliográficos e por meio de análise de um livro didático, como fonte documental e outras bibliografias. Deste modo, a pesquisa constatou a invisibilidade das mulheres no livro didático e o seu apagamento nas lutas de revolução da América Ibérica. A partir dessas verificações, elaborou-se material didático-pedagógico, para uso dos(as) docentes de Ensino Médio, com orientações, sugestões em uma sequência didática, para o trabalho em sala de aula, buscando discutir as relações de gênero, o uso de biografias e as construções de identidades. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | América Ibérica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Revoluções | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biografia | pt_BR |
Título: dc.title | Mulheres Revolucionárias no Ensino de História: As Independências Na América Ibérica em Análise | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons