Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alberto, Gleiciane de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T14:24:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T14:24:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Gleiciane de Lima Alberto - Dissertação - ProfHistória-UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699657 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação propôs-se a analisar a presença de mulheres nas lutas independentistas na América Ibérica, no ensino de História. Dessa maneira, verificouse nos livros didáticos, como a participação feminina no contexto de revolução é apresentada. Objetivando visibilizar a atuação de mulheres no cenário de lutas emancipatórias, e por meio do uso de biografias construir novos saberes e práticas no ensino de História. Realizou-se análise qualitativa dos dados bibliográficos e por meio de análise de um livro didático, como fonte documental e outras bibliografias. Deste modo, a pesquisa constatou a invisibilidade das mulheres no livro didático e o seu apagamento nas lutas de revolução da América Ibérica. A partir dessas verificações, elaborou-se material didático-pedagógico, para uso dos(as) docentes de Ensino Médio, com orientações, sugestões em uma sequência didática, para o trabalho em sala de aula, buscando discutir as relações de gênero, o uso de biografias e as construções de identidades. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | América Ibérica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Revoluções | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biografia | pt_BR |
Título: dc.title | Mulheres Revolucionárias no Ensino de História: As Independências Na América Ibérica em Análise | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons