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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dallanora, Ediomar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T14:20:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T14:20:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ediomar Dallanora - Dissertação - ProfHistória-UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699656 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O conjunto de documentos oficiais que rege a educação brasileira e mato-grossense, desde a Constituição Federal de 1988 até a Base Nacional Curricular Comum de 2017, prevê o preparo para o exercício da cidadania como uma das finalidades da educação nacional. Assim, nossa dissertação tem como objetivo geral fazer uma discussão sobre o conceito de cidadania, especialmente sobre a questão do voto e sua relação com o ensino de história. Também consideramos relevante, pensarmos o papel social dos discentes e a importância deles se perceberem como sujeitos ativos na sociedade, pertencentes a uma comunidade. Para tal, entendemos que o conteúdo da nossa proposta estrutura-se tendo os discentes como sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo central a produção de uma sequência didática sobre cidadania, recortando o voto como tema para trabalho nas aulas de história no 3º ano do ensino médio da educação básica. Assim, a proposta de sequência didática, tendo a cidadania como eixo, será apresentada como produto em nosso Mestrado Profissional em ensino de história. Com relação à metodologia de pesquisa, deve-se registrar que recorremos à pesquisa bibliográfica e ao trabalho com conceitos na área de história. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagens Políticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | CIDADANIA, EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA E VOTO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULAS DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Ediomar Dallanora - Dissertação - ProfHistória-UFMT.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699656/2/Ediomar Dallanora - Dissertação - ProfHistória-UFMT.pdfDownload |
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