CIDADANIA, EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA E VOTO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULAS DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDallanora, Ediomar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-04T14:20:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-04T14:20:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherEdiomar Dallanora - Dissertação - ProfHistória-UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699656-
Resumo: dc.description.abstractO conjunto de documentos oficiais que rege a educação brasileira e mato-grossense, desde a Constituição Federal de 1988 até a Base Nacional Curricular Comum de 2017, prevê o preparo para o exercício da cidadania como uma das finalidades da educação nacional. Assim, nossa dissertação tem como objetivo geral fazer uma discussão sobre o conceito de cidadania, especialmente sobre a questão do voto e sua relação com o ensino de história. Também consideramos relevante, pensarmos o papel social dos discentes e a importância deles se perceberem como sujeitos ativos na sociedade, pertencentes a uma comunidade. Para tal, entendemos que o conteúdo da nossa proposta estrutura-se tendo os discentes como sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo central a produção de uma sequência didática sobre cidadania, recortando o voto como tema para trabalho nas aulas de história no 3º ano do ensino médio da educação básica. Assim, a proposta de sequência didática, tendo a cidadania como eixo, será apresentada como produto em nosso Mestrado Profissional em ensino de história. Com relação à metodologia de pesquisa, deve-se registrar que recorremos à pesquisa bibliográfica e ao trabalho com conceitos na área de história.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagens Políticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleCIDADANIA, EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA E VOTO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons