O uso da literatura como apoio didático no ensino de sociologia: educação e trabalho na sociedade capitalista

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulistapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, JABIS RONALDO EVARISTO DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-04T12:33:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-04T12:33:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-24-
identificador: dc.identifier.otherVersão Final TCC - Jabis Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699638-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como enfoque contribuir, por meio do desenvolvimento de uma proposta de sequência didática, com o ensino de Sociologia no Ensino Médio. A pesquisa tem como objetivo propor um diálogo entre a Literatura e o ensino de Sociologia visando, por meio de textos literários, desenvolver o tema “Trabalho”, em sala de aula, de forma a ampliar a experiência humana do aluno, visando a aprofundar sua consciência. Além disso, uma parcela importante dos alunos do ensino médio, assim como os profissionais da educação são trabalhadores. Esse fator foi determinante para a escolha do tema a ser desenvolvido na sequência didática: o tema “Trabalho”, a partir das obras de Karl Marx e do marxismo. Esse trabalho de pesquisa tem como justificativa os desafios da disciplina de Sociologia e do reconhecimento da escola pública como um espaço de conhecimento. Escolhemos a Literatura como elemento principal na produção de uma sequência didática, porque a arte representa sempre e exclusivamente o mundo humano. Elaboramos uma proposta de sequência didática, e para isso usamos a obra “Hard Times” de Charles Dickens, como o elemento de mediação entre essa realidade reificada e o próprio indivíduo, assumindo, nesse contexto de formação do homem, um papel de esclarecimento que levará o aluno a percepção da totalidade do mundo. Para o desenvolvimento da proposta de sequência didática utilizamos elementos dos referenciais da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica e seus princípios metodológicos, pois entendemos que a didática da Pedagogia Histórica- Crítica traduz para a sala de aula o processo dialético “prática-teoria-prática” na elaboração do conhecimento científico, constituindo-se em um método eficiente de leitura de mundo. Buscamos, utilizando metodologias de ensino que sejam significativas, alcançar maior êxito no processo de ensino-aprendizagem: o conhecimento. Os objetivos da pesquisa foram atingidos, e a proposta da sequência didática foi devidamente elaborada e apresentada como possibilidade de aplicação em aulas de Sociologia no Ensino Médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhopt_BR
Título: dc.titleO uso da literatura como apoio didático no ensino de sociologia: educação e trabalho na sociedade capitalistapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Em Sociologia Em Rede Nacionalpt_BR
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