Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JABIS RONALDO EVARISTO DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T12:33:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T12:33:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão Final TCC - Jabis Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699638 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como enfoque contribuir, por meio do desenvolvimento de uma proposta de sequência didática, com o ensino de Sociologia no Ensino Médio. A pesquisa tem como objetivo propor um diálogo entre a Literatura e o ensino de Sociologia visando, por meio de textos literários, desenvolver o tema “Trabalho”, em sala de aula, de forma a ampliar a experiência humana do aluno, visando a aprofundar sua consciência. Além disso, uma parcela importante dos alunos do ensino médio, assim como os profissionais da educação são trabalhadores. Esse fator foi determinante para a escolha do tema a ser desenvolvido na sequência didática: o tema “Trabalho”, a partir das obras de Karl Marx e do marxismo. Esse trabalho de pesquisa tem como justificativa os desafios da disciplina de Sociologia e do reconhecimento da escola pública como um espaço de conhecimento. Escolhemos a Literatura como elemento principal na produção de uma sequência didática, porque a arte representa sempre e exclusivamente o mundo humano. Elaboramos uma proposta de sequência didática, e para isso usamos a obra “Hard Times” de Charles Dickens, como o elemento de mediação entre essa realidade reificada e o próprio indivíduo, assumindo, nesse contexto de formação do homem, um papel de esclarecimento que levará o aluno a percepção da totalidade do mundo. Para o desenvolvimento da proposta de sequência didática utilizamos elementos dos referenciais da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica e seus princípios metodológicos, pois entendemos que a didática da Pedagogia Histórica- Crítica traduz para a sala de aula o processo dialético “prática-teoria-prática” na elaboração do conhecimento científico, constituindo-se em um método eficiente de leitura de mundo. Buscamos, utilizando metodologias de ensino que sejam significativas, alcançar maior êxito no processo de ensino-aprendizagem: o conhecimento. Os objetivos da pesquisa foram atingidos, e a proposta da sequência didática foi devidamente elaborada e apresentada como possibilidade de aplicação em aulas de Sociologia no Ensino Médio. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | O uso da literatura como apoio didático no ensino de sociologia: educação e trabalho na sociedade capitalista | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Em Sociologia Em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
licença - Karina Orloski.pdf | 902.44 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699638/2/licença - Karina Orloski.pdfDownload | |
silva_jre_me_mar - Karina Orloski.pdf | 928.68 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699638/3/silva_jre_me_mar - Karina Orloski.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons