Mulheres de Mato Grosso: A utilização de biografias femininas no ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBaldo, Bruna Myrtes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-04T14:01:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-04T14:01:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherBruna Myrtes Baldo - Dissertação - ProfHistória - UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699593-
Resumo: dc.description.abstractA maioria dos materiais didáticos de História utilizados na Educação Básica ainda segue a vertente historiográfica tradicional, em que a narrativa é apresentada de forma cronológica, factual, priorizando o caráter heroico de personagens, que geralmente são homens, brancos, colonizadores. São raras as menções às mulheres, e quando elas existem são de modo normativo e enfatizando características comumente consideradas “masculinas”, como força física, bravura e coragem. A historiografia de Mato Grosso não é exceção à regra, dando menos destaque ainda às mulheres que estão à margem da sociedade, como as africanas escravizadas, as indígenas, as prostitutas, etc. Dessa forma, o presente trabalho buscou refletir sobre uma proposta de ensino da História de Mato Grosso a partir da biografia de mulheres que fizeram e fazem parte dela. O objetivo principal foi diversificar os estudos sobre a temática, levando uma nova perspectiva historiográfica para o ambiente escolar e optando por uma abordagem menos usual. É importante salientar a tendência decolonial do estudo, que buscou alcançar também a história de mulheres que pertenciam a esferas sociais menos privilegiadas das sociedades em que estavam inseridas. Como resultado final do trabalho, foi produzido um material paradidático alternativo/complementar com 10 biografias de mulheres mato-grossenses, de fácil acesso para que sirva de apoio às/aos docentes da rede básica de ensino de Mato Grosso.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória das Mulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória de Mato Grossopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiografiaspt_BR
Título: dc.titleMulheres de Mato Grosso: A utilização de biografias femininas no ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons