Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, HERBERT DE SOUSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T13:42:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T13:42:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão Final TCC - Herbert Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699592 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este é um trabalho de pesquisa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – (PROFSOCIO), da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), inscrito na Linha de Pesquisa “Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares”, oriundo de inquietações e vivências no espaço escolar enquanto professor da área de Sociologia, que tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem da temática afro-brasileira, africana e indígena na disciplina de sociologia nas turmas do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí, Campus Campo Maior. Os sujeitos desta pesquisa são o professor de Sociologia que atua nas turmas do ensino técnico integrado ao médio, bem como estudantes que se dispuserem a colaborar e demonstrar previamente o interesse em participação como interlocutores essenciais do campo da pesquisa. Como aporte teórico empregou-se as contribuições de Fernandes (2008), Mbembe (2014), Munanga (2015), Freire (2003), Moura (1988), Ramos (1982), somadas a outras produções acadêmicas a respeito da temática. No processo de investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa, adequando ao contexto das atividades remotas a que fomos obrigados a nos adequar diante da crise epidemiológica que assolou o País no ano letivo de 2020 e da pesquisa documental. Para coleta de dados, aplicou- se questionários de pesquisa online, utilizando a ferramenta do Google Forms devido ao contexto das aulas remotas, junto aos estudantes das três séries do ensino médio e ao professor colaborador, contendo questões abertas e fechadas, organizadas sequencialmente para coletar o maior número de informações necessárias para complementar a explicação do problema de pesquisa. Na análise dos dados, as questões abertas foram classificadas em blocos temáticos, de modo a reunir no mesmo bloco as questões que mantinham relação entre si, uma estratégia criada para facilitar o trabalho de interpretação das informações coletadas. Por meio dos dados da pesquisa foi possível perceber a importância da presença da sociologia enquanto componente curricular dos cursos técnicos integrados ao médio do IFPI, mas, principalmente, como conhecimento necessário para promover a educação das relações étnico-racial no ambiente escolar. A investigação revelou que a temática étnico-racial está presente no IFPI – Campus Campo Maior, mesmo que de maneira, superficial e descontinua, no ensino da sociologia, da história, das línguas, da educação física e nos eventos anuais que celebram a consciência negra, contribuindo, de certa forma, para efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornaram obrigatório o ensino da história e da cultura do continente africano, afro-brasileira, dos negros e dos povos indígenas na educação básica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Afro-Brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes Escolares | pt_BR |
Título: dc.title | A inserção da cultura afro-brasileira, africana e indígena no ensino de sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Campo Maior | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Em Sociologia Em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons