A inserção da cultura afro-brasileira, africana e indígena no ensino de sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Campo Maior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, HERBERT DE SOUSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-04T13:42:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-04T13:42:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-21-
identificador: dc.identifier.otherVersão Final TCC - Herbert Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699592-
Resumo: dc.description.abstractEste é um trabalho de pesquisa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – (PROFSOCIO), da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), inscrito na Linha de Pesquisa “Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares”, oriundo de inquietações e vivências no espaço escolar enquanto professor da área de Sociologia, que tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem da temática afro-brasileira, africana e indígena na disciplina de sociologia nas turmas do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí, Campus Campo Maior. Os sujeitos desta pesquisa são o professor de Sociologia que atua nas turmas do ensino técnico integrado ao médio, bem como estudantes que se dispuserem a colaborar e demonstrar previamente o interesse em participação como interlocutores essenciais do campo da pesquisa. Como aporte teórico empregou-se as contribuições de Fernandes (2008), Mbembe (2014), Munanga (2015), Freire (2003), Moura (1988), Ramos (1982), somadas a outras produções acadêmicas a respeito da temática. No processo de investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa, adequando ao contexto das atividades remotas a que fomos obrigados a nos adequar diante da crise epidemiológica que assolou o País no ano letivo de 2020 e da pesquisa documental. Para coleta de dados, aplicou- se questionários de pesquisa online, utilizando a ferramenta do Google Forms devido ao contexto das aulas remotas, junto aos estudantes das três séries do ensino médio e ao professor colaborador, contendo questões abertas e fechadas, organizadas sequencialmente para coletar o maior número de informações necessárias para complementar a explicação do problema de pesquisa. Na análise dos dados, as questões abertas foram classificadas em blocos temáticos, de modo a reunir no mesmo bloco as questões que mantinham relação entre si, uma estratégia criada para facilitar o trabalho de interpretação das informações coletadas. Por meio dos dados da pesquisa foi possível perceber a importância da presença da sociologia enquanto componente curricular dos cursos técnicos integrados ao médio do IFPI, mas, principalmente, como conhecimento necessário para promover a educação das relações étnico-racial no ambiente escolar. A investigação revelou que a temática étnico-racial está presente no IFPI – Campus Campo Maior, mesmo que de maneira, superficial e descontinua, no ensino da sociologia, da história, das línguas, da educação física e nos eventos anuais que celebram a consciência negra, contribuindo, de certa forma, para efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornaram obrigatório o ensino da história e da cultura do continente africano, afro-brasileira, dos negros e dos povos indígenas na educação básica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Afro-Brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Escolarespt_BR
Título: dc.titleA inserção da cultura afro-brasileira, africana e indígena no ensino de sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Campo Maiorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Em Sociologia Em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons