ANÁLISE DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA NA NARRATIVA DO CANAL VIRTUAL LGBT “PÕE NA RODA”

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCândida Corrêa, Ester-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-03T19:30:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-03T19:30:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇAO - Ester Cândida Corrêa - ProfHistoria-UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699588-
Resumo: dc.description.abstractProcuramos compreender em que medida se dá a construção da identidade e a formação da consciência histórica, relacionadas à noção de gênero, através da análise da recepção e interação discursiva da/os aluna/os do Ensino Médio com as narrativas das experiências de vida contidas nos vídeos do canal virtual LGBT “Põe na roda”, que apresentam uma perspectiva crítica sobre a ideia de gênero. Assim, partimos do pressuposto teórico de que as narrativas individuais e coletivas dessas experiências, que produzem e se alinham a determinadas formações discursivas e ideológicas, proporcionam um aprendizado e constituem a consciência histórica subjetiva e de grupos sociais, portanto, se objetivam materialmente nos processos históricos. Neste sentido, buscamos em Jörn Rüsen nossas referências teóricas. Ao trabalharmos com uma plataforma da internet seguiremos uma metodologia baseada nos Estudos Culturais, a partir de Douglas Kellner, segundo a qual a indústria cultural cria produtos que reproduzem discursos sociais que envolvem os conflitos de uma época. Seus produtos criados articulam posições ideológicas que reiteram as formas de poder social ou de resistência às formas dominantes de cultura. Portanto, Kellner parte do pressuposto de que a cultura da mídia não é o texto de uma ideologia dominante, nem inocente entretenimento, mas produções complexas que absorvem discursos sociais e políticos de difícil análise. Assim, exigem métodos capazes de desvendar a inserção da mídia na economia política, nas relações sociais e no meio político, onde são criados, veiculados e recebidos. A categoria gênero se baseia nos estudos de Joan Scott e Judith Butler. Scott questiona o modo como o gênero funciona nas relações sociais e a maneira como este dá sentido à percepção e à construção do conhecimento histórico. Butler contesta a distinção de sexo e de gênero baseada em uma concepção de natureza dada e estabelecida por discursos científicos, jurídico e político.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMídias e linguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInternetpt_BR
Título: dc.titleANÁLISE DOS CONCEITOS DE HISTÓRIA NA NARRATIVA DO CANAL VIRTUAL LGBT “PÕE NA RODA”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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