Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bernuy, Miguel Angel Chincaro | - |
Autor(es): dc.contributor | Bernuy, Miguel Angel Chincaro | - |
Autor(es): dc.contributor | Endo, Wagner | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Carolina Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Serrano, Afonso Sanches | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-24T17:00:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-24T17:00:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27391 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699274 | - |
Descrição: dc.description | In this paper it is studied how electronics teaching is done today, and which problems traditional methods of teaching face in relation to what is demanded by the market, outside the academic environment. The Design Thinking method is used to discover and study the lack of real contexts in electronics practices, and also the PBL approach to learning electronics. After the application of such methods, didactic lessons are developed to achieve a solution for the proposed problem, and possibly increase the interest of the subject’s students, which are the end-users of the subject of analog electronics in the technical course of electricity at the CEEP (State’s school of Technological Education), located in the cities of Assaí/PR and Bandeirantes/PR. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho são estudados como o ensino de eletrônica é feito atualmente, e quais problemas os métodos tradicionais de ensino se deparam em relação ao que é demandado pelo mercado de trabalho fora do universo acadêmico. É utilizado o método de Design Thinking para a descoberta e estudo da falta de contextos reaisem práticas de eletrônica, e a abordagem PBL no aprendizado de Eletrônica. Após a aplicação de tais métodos é proposta como solução o desenvolvimento de roteiros didáticos para tentar solucionar o problema proposto, e possivelmente aumentar o interesse dos alunos de eletrônica, que como usuários finais são os estudantes da disciplina de eletrônica analógica do curso técnico de eletricidade do C.E.E.P (Centro Estadual de Ensino Profissionalizante) de Assaí/PR e Bandeirantes/PR. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Elétrica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrônica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de protótipos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prototypes, Engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | Aplicação de problem-based learning no ensino de eletrônica analógica básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: