O conhecimento matemático mobilizado por uma professora em videoaulas sobre função e função afim: uma análise a partir do MTSK

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCaldatto, Marlova Estela-
Autor(es): dc.contributorhttp://orcid.org/0000-0002-4029-167X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7361179882065708-
Autor(es): dc.contributorMartins, Carlos Alexandre Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-4445-084X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2894024245343536-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marieli Vanessa Rediske de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-7491-8936-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5119544071417852-
Autor(es): dc.contributorCaldatto, Marlova Estela-
Autor(es): dc.contributorhttp://orcid.org/0000-0002-4029-167X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7361179882065708-
Autor(es): dc.creatorCosta, Vanessa Juliana da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-24T17:00:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-24T17:00:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27203-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699209-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to identify and analyze the Specialized know ledge mobilized and made explicit by a mathematics teacher in video lessons for high school students associated with the implementation of "Aula Paraná", a distance learning system developed by the State Education System of Paraná during the COVID-19 pandemic. The analyses developed were qualitative in nature and focused on the content of eight video lessons about the topics "Function" and "Affine Function" and were carried out using the theoretical-analytical model Mathematics Teacher's Specialized Knowledge (MTSK), which focused on the approach of the domain and sub-domains that make up the Mathematical Knowledge - MK. The analyses showed that the knowledge mobilized by the teacher during the video lessons is mostly associated with the sub-domain of KoT, so that the teacher explicitly mentioned knowledge about procedures, definitions, properties and their foundations; representation registers and applications and phenomenology linked to the function theme. Thus, there was little identification of the presence of knowledge associated with the sub-domains that discuss typical elements of mathematics teachers' practice and of mathematical connections.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa visa identificar e analisar os conhecimentos especializados mobilizados e explicitados por uma professora de matemática em videoaulas destinadas ao Ensino Médio associadas à implementação do “Aula Paraná”, sistema Ensino na modalidade a Distância desenvolvido pela Rede Estadual de Educação do Paraná no decorrer da pandemia da COVID-19. As análises desenvolvidas foram de cunho qualitativo e voltaram-se para o conteúdo de oito videoaulas que versam sobre os temas “Função” e “Função Afim” e foram feitas pelo modelo teórico-analítico Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK), onde focou-se na abordagem do domínio e subdomínios que compõe o Mathematical Knowledge – MK. As análises evidenciaram que os conhecimentos mobilizados pela professora no decorrer das videoaulas associam-se, em sua grande maioria, ao subdomínio do KoT, de modo que a professora explicitou conhecimentos sobre procedimentos, definições, propriedades e seus fundamentos; registros de representação e aplicações e fenomenologia vinculados ao tema função. Dessa forma, pouco se identificou a presença de conhecimentos associados aos subdomínios que discutem elementos típicos da prática dos professores de Matemática e das conexões matemáticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFunções (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino via Web-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFunctions-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectWeb-based instruction-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleO conhecimento matemático mobilizado por uma professora em videoaulas sobre função e função afim: uma análise a partir do MTSK-
Título: dc.titleThe mathematical knowledge mobilized by a teacher in video lessons about function and affine function: an analysis based on MTSK-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.