Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | D’Ávila, Régis Jacques | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Coutinho, Renato Xavier | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T17:54:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T17:54:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/698911 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Devido à situação excepcional de ensino remoto, a partir da necessidade de isolamento social provocada pela pandemia de COVID-19, a pesquisa aqui apresentada relata o desenvolvimento de um recurso para receber novos alunos em um inédito início de ano letivo totalmente virtual. Para tanto, foram aproveitadas as capacidades artísticas do aluno-pesquisador autor desse estudo. Com isso, estabelece-se como tema dessa pesquisa a utilização de personagens-tipo em audiovisuais de instrução para primeiros acessos remotos de alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado em Instituição de Educação Profissional e Tecnológica. Objetiva-se relatar o processo de construção de um produto educacional composto por seis audiovisuais informativos, que tiveram como tema instruções de primeiros acessos virtuais para alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado. Estes vídeos foram embasados em conceitos da Educação Profissional e Tecnológica e na composição de personagens-tipo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso. Para coleta de dados foram utilizados o relato de experiência, a pesquisa bibliográfica e o questionário de percepções. Como resultado foi criado um produto educacional voltado para estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado em situação excepcional de ensino remoto. Também foi comprovada sua eficiência diante da comunidade escolar a qual foi destinado, através dos relatos da comunidade acadêmica envolvida no processo de acolhimento. Além disso, foi formulado um esquema estrutural para futuras replicações da ideia do produto educacional. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica; Acolhimento Virtual; personagens-tipo. | pt_BR |
Título: dc.title | CONJUNTO DE AUDIOVISUAIS DE ACOLHIMENTO, COM PERSONAGENS-TIPO PARA INFORMAÇÕES SOBRE OS PRIMEIROS ACESSOS PARA NOVOS ALUNOS DO IFFAR. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/698911/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons