Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Aragão, Lucélia Maria Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura Neto, Luís Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T13:49:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T13:49:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/698903 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este curso consiste em unir os pontos em comum da metodologia de Aprendizagem Cooperativa com a pedagogia Histórico-crítica, esta desenvolvida por Savani (2011), com centralidade no trabalho educativo na escola, em sala de aula, e com foco no saber sistematizado produzido pela humanidade, seja estes científico e cultural, que tem a visão de interdependência da teoria com a prática e coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, sujeito participante e ativo, protagonista do seu próprio desenvolvimento. Essa proposta metodológica objetiva agregar tais características e orientações compartilhadas pelas metodologias e desenvolvê-las por meio de um método que inclui o trabalho e estudo do conhecimento sistematizado por meio de projetos e organizado pelas diretrizes do desenvolvimento do trabalho em grupo contidas na aprendizagem cooperativa. Portanto, este minicurso tem em sua proposta uma possibilidade de método que seja dinâmico, participativo, para que possibilite o protagonismo dos alunos e sua identificação com o saber e que permita aos alunos a compreensão do conhecimento produzido historicamente na sociedade, sua aplicação e implicações, de forma a desenvolver o seu pensar e agir para transformação de si e da sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 41 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Colaborativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT Mestrado Profissional em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MINI CURSO DE CAPACITAÇÃO com ficha catalografica (2).pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/698903/2/MINI CURSO DE CAPACITAÇÃO com ficha catalografica (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons