Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Flávia Aparecida Reitz | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0002-0432-9191 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2663975071704461 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Flávia Aparecida Reitz | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0002-0432-9191 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2663975071704461 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias Júnior, José Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0003-4465-4316 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9175997990682339 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Marcio Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0001-7506-4488 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0516286832674015 | - |
Autor(es): dc.contributor | Roberto, Rafael Liberato | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0001-5943-1663 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7833556006473564 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fabio André Garaluz dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:26:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:26:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25897 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675348 | - |
Descrição: dc.description | The approval of the National Common Curricular Base (BNCC) created profound changes in Brazilian education. The BNCC defines a set of competences and skills to be developed by students of basic education, directly impacting the teacher´s work, who should periodically evaluate the students' skills evolution. Factors such as numerous hours in the classroom and a large number of students put the effectiveness of the assessment at risk, especially with regard to diagnostic assessment. In view of this, the creation of a technological tool capable of assisting this process providing an easier elaboration, application and interpretation of the evaluation´s result considering the competences and skills proposed in the BNCC continues as the objective of this study. Despite the difficulties encountered during the software development, mainly caused by the pandemic, such as the impossibility of in-person meetings and temporarily suspended classes, the proposed platform allowed to monitoring the main stages of the diagnostic assessment, providing the teacher relevant information to prepare an assessment that matches proportionally to the content taught in the classroom. The application question development protocol, based on skills, allowed the teacher to be more objective while elaborated questions and assessments. Student performance reports made it possible to obtain information quickly during the teachinglearning process, allowing content interventions and application of individual tests focused on skills that were not developed as expected. Additionally, future studies with in-depth use in the classroom can significantly improve the teaching-learning process through the improvement of functionalities and the management module's implementation. | - |
Descrição: dc.description | A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) provocou profundas reformulações na educação brasileira. A BNCC define um conjunto de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos da educação básica impactando diretamente no trabalho do professor, que deverá periodicamente efetuar uma avaliação da evolução das habilidades dos alunos. Fatores como a alta carga horária em sala de aula e grande quantitativo de alunos colocam em risco a eficácia da avaliação, principalmente no que se refere a avaliação diagnóstica. Face a isso, a criação de uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar este processo proporcionando facilidade na elaboração, aplicação e interpretação dos resultados das avaliações considerando as competências e habilidades propostas na BNCC segue como objetivo deste estudo. Apesar das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento da ferramenta, causadas principalmente pela pandemia, como a impossibilidade de reuniões presenciais e aulas temporariamente suspensas, a plataforma proposta permitiu o acompanhamento nas principais etapas da avaliação diagnóstica, proporcionando ao professor informações relevantes para elaboração de uma avaliação que corresponda proporcionalmente ao conteúdo ministrado em sala de aula. O protocolo de desenvolvimento de questões da aplicação, baseadas em habilidades, proporcionou ao professor ser mais objetivo na elaboração das questões e na construção das avaliações. Os relatórios de desempenho dos alunos possibilitaram a obtenção das informações de forma ágil durante o processo de ensino aprendizagem, permitindo intervenções de conteúdo e aplicação de avaliações individuais focadas nas habilidades que não foram desenvolvidas satisfatoriamente. Como complemento, futuros estudos com o uso aprofundado em sala de aula, o aprimoramento das funcionalidades e a implementação do módulo de gestão poderão contribuir significativamente no processo de ensino aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Inovações Tecnológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular | - |
Título: dc.title | A computational platform to assist in the diagnostic evaluation of students in the development of the skills and competences of curricular common national base | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: