Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Selma Aparecida Bezerra dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:26:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:26:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22115 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675301 | - |
Descrição: dc.description | This work had as its theme the relevance of scientific literacy in elementary school I in the perception of teachers in the city of Barueri. In a society in which we live with the overvaluation of scientific knowledge and with the increasing intervention of technology in everyday life, it is not possible to think about the formation of a critical citizen on the fringes of scientific knowledge. The teaching of Natural Sciences should be presented with a new approach; instead of being seen as a body of established knowledge must be treated as a human activity, gradually increasing the experimental character of scientific processes and procedures, which are wide and varied. Certainly, it is not possible to restrict science classes only to handouts, textbooks, chalk and blackboard. It is necessary to expand the learning supports allowing students to carry out experiments that solidify this knowledge. we know that we do not always have laboratories and equipment for conducting research and testing; however, the teaching of science in elementary school I, the focus of this research, with few resources and materials of easy access, used daily, is possible the dynamization and expansion of strategies that will certainly favor the learning of our students. Teachers, through their intellect, have the appropriate tools to optimize the school space and thus favor scientific literacy. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a relevância da alfabetização científica no ensino fundamental I na percepção de professores no município de Barueri. Numa sociedade em que se convive com a supervalorização do conhecimento científico e com a crescente intervenção da tecnologia no dia-a-dia, não é possível pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico. O ensino de Ciências Naturais deve ser apresentado com um novo enfoque; em lugar de ser visto como um corpo de conhecimentos estabelecidos deve ser tratado como uma atividade humana, acentuando-se de forma progressiva o caráter experimental dos processos e procedimentos científicos, que são amplos e variados. Certamente, não é possível restringir as aulas de Ciências apenas a apostilas, livros didáticos, giz e lousa. É necessário que se ampliem os suportes de aprendizagem possibilitando aos alunos realizar experiências que solidifiquem este conhecimento. sabemos que nem sempre dispomos de laboratórios e equipamentos para a realização de pesquisas e testes; entretanto, o ensino de ciências no ensino fundamental I, foco desta pesquisa, com poucos recursos e materiais de fácil acesso, utilizados cotidianamente, é possível a dinamização e ampliação das estratégias que certamente favorecerão a aprendizagem de nossos alunos. Os professores, através de seu intelecto possuem as ferramentas adequadas para otimizar o espaço escolar e desta forma favorecer a alfabetização científica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers - Rating of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A relevância da alfabetização científica no ensino fundamental I na percepção de professores do município de Barueri | - |
Título: dc.title | The relevance of scientific literacy in primary education I in the perception of teachers in the city of Barueri | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: