Comunicação e aprendizagem organizacional em processos de mudança: um estudo da implantação do Sistema Eletrônico de Informações no IFPR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Mauricio Alves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8879139202037168-
Autor(es): dc.contributorMendes, Mauricio Alves-
Autor(es): dc.contributorTonon, Leonardo-
Autor(es): dc.contributorArenas, Marlene Valerio dos Santos-
Autor(es): dc.creatorBertolino, Priscilla Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:26:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:26:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4171-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675290-
Descrição: dc.descriptionThe conduction of processes of organizational change in current days demand strategies and actions from Communication and Organizational Learning areas that allow the sharing of information, ideas, experiences and knowledge to be effective. This dissertation aims to evaluate the communication practices and the organizational learning process developed by the Institution and their influence on the process of change characterized by the implementation of the Eletronic Information System (SEI) in the areas of Administration and Planning of IFPR. It is a study of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, besides being descriptive and exploratory. As for the procedures adopted, the research is characterized as being documentary, bibliographical and case. A questionnaire was divided in three parts and aplied with 142 Institution´s workers, whose data were analyzed through multivariate statistical techniques. In a complementary way, interviews were applied with the project management team at the institution whose content was also analyzed by the researcher. The study revealed that communication and learning strategies have signaled many positive points to support change and ensure staff commitment, however, some problems have been identified, especially as regards the Institution's lack of planning to manage some stages of change.-
Descrição: dc.descriptionA condução de processos de mudanças nas organizações da atualidade demanda estratégias e ações das áreas de Comunicação e de Aprendizagem Organizacional que oportunizem o compartilhamento de informações, ideias, experiências e conhecimentos para que se efetivem. Essa dissertação tem como objetivo avaliar as práticas de comunicação e os processos de aprendizagem organizacional desenvolvidos pela Instituição e suas influências sobre o processo de mudança caracterizado pela implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos departamentos de Administração e Planejamento do IFPR. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, além de apresentar caráter descritivo e exploratório. Quanto aos procedimentos adotados, a pesquisa caracteriza-se como sendo documental, bibliográfica e estudo de caso. Aplicou-se um questionário dividido em três partes com 142 servidores da Instituição, cujos dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas. De maneira complementar, foram realizadas entrevistas com a equipe gestora do projeto na Instituição cujo conteúdo também foi analisado pela pesquisadora. O estudo revelou que as estratégias de comunicação e de aprendizagem sinalizaram muitos pontos positivos para apoiar a mudança e garantir o comprometimento do pessoal, entretanto, alguns gargalos foram identificados, em especial no que se refere à falta de planejamento da Instituição para gerir algumas etapas da mudança.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação nas organizações-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de informação gerencial-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication in organizations-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational learning-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational change-
Palavras-chave: dc.subjectManagement information systems-
Palavras-chave: dc.subjectPublic administration-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração Pública-
Título: dc.titleComunicação e aprendizagem organizacional em processos de mudança: um estudo da implantação do Sistema Eletrônico de Informações no IFPR-
Título: dc.titleCommunication and organizational learning in processes of change: a study of implementation of the Eletronic Information System in the IFPR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.