Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferruzzi, Elaine Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0067396155971520 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferruzzi, Elaine Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | Siple, Ivanete Zuchi | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Juliana Aparecida Alves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:26:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:26:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3080 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675289 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática | - |
Descrição: dc.description | This research consists of investigating the interactions that took place between the participants of a Mathematical Research class, where the content covered was the sine function and its parameters. This is a qualitative research, whose objective is to answer the question: "Can the interactions that can be triggered by Mathematical Research have the potential for learning?" For this purpose a sequence of four activities were used that were applied to high school students. Each stage of this research is based on the theoretical presuppositions of Mathematical Research, as pedagogical practice and the analysis of the data are based on the Dialogue. The instruments used to collect data were about audio recordings, written records of the students and teacher records. It was possible to verify that the interactions triggered by Mathematical Investigation have potential for learning. Related to the research was produced an educational product that gathered the activities developed for this research, in addition to others that will be part of the scripts and that will be available to teachers through a link available on the page of the master program. The educational product is composed of activities that may help teachers of Mathematics in their classes. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa consiste em investigar as interações ocorridas entre os participantes de uma aula de Investigação Matemática, onde o conteúdo abordado foi a função seno e seus parâmetros. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem como objetivo responder à questão: “As interações que podem ser desencadeadas pela Investigação Matemática possuem potencial para a aprendizagem?”. Para tanto foi usada uma sequência de quatro atividades que foram aplicadas para estudantes do Ensino Médio. Cada etapa desta pesquisa esta embasada pelos pressupostos teóricos da Investigação Matemática, como prática pedagógica e as análises dos dados estão fundamentados no Diálogo. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados versaram sobre gravações em áudio, registros escritos dos alunos e registros da professora. Foi possível constatar que as interações desencadeadas pela Investigação Matemática possuem potencial para a aprendizagem. Relacionada a pesquisa foi produzido um produto educacional que reuniu as atividades desenvolvidas para esta pesquisa, alem de outras que farão parte dos roteiros e que ficará à disposição dos professores por meio de um link disponibilizado na página do programa de mestrado. O produto educacional é composto por atividades que poderão auxiliar professores de Matemática em suas aulas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções trigonométricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de interação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometrical functions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction analysis in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática | - |
Título: dc.title | Dialogue in the classroom: interactions measured by mathematical research | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: