Alfabetização e letramento: uma questão de método

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.creatorBueno, Juli Costa Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:26:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:26:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21071-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675272-
Descrição: dc.descriptionLiteracy and literacy are concepts that all teachers know and experience, but few understand its relationship interaction. Literacy goes far beyond teaching reading and writing, literacy should be one associated with literacy, which leads to reflect on the various ways that actualize this process of teaching and learning practice. For this work, was chosen as the Sociointeracionismo Vygotsky teaching method to be studied, highlighting his major contributions to educational practice. Bibliographic theoretically this study's main authors Soares (2013); Freire (1996); Ferreiro (1987); Moll (1996); Lemle (1991) who postulated about Literacy and Literacy, highlighting the settings that surround this universe, the representation of language and understanding of the writing system, as well as the processes of literacy and literacy. The Bakhtin (2014) authors; Rego (2012); Castorina (1995), Oliveira (1995, 1993) were used to refer to the study of Sociointeracionismo, highlighting the main ideas of Vygotsky and how to realize the development of learning on the Vygotskian perspective, the implications of Vygotsky's ideas for education and to school and their teachers, the relationship between thought and language and its acquisition.-
Descrição: dc.descriptionAlfabetização e letramento são conceitos que todos os professores conhecem e vivenciam, mas poucos entendem sua relação de interação. Alfabetizar vai muito além de ensinar a ler e escrever, alfabetizar deve ser uma prática associada ao letramento, que leva a refletir sobre os diversos meios que efetivam este processo de ensino e aprendizagem. Para este trabalho, foi escolhido o Sociointeracionismo de Vygotsky como método de ensino a ser estudado, destacando suas principais contribuições para a prática educativa. De forma teórica bibliográfica o presente trabalho tem como principais autores Soares (2013); Freire (1996); Ferreiro (1987); Moll (1996); Lemle (1991) que postularam a cerca da Alfabetização e Letramento, destacando as definições que envolvem este universo, a representação da linguagem e compreensão do sistema da escrita, como também os processos da alfabetização e letramento. Os autores Bakhtin (2014); Rego (2012); Castorina (1995), Oliveira (1995, 1993) foram utilizados para referenciar o estudo sobre o Sociointeracionismo, destacando as principais idéias de Vygotsky e como se percebe o desenvolvimento da aprendizagem sobre a ótica vygotskiana, as implicações das idéias de Vygotsky para a educação e para a escola e seus educadores, as relações entre pensamento e linguagem como a sua aquisição.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação interpessoal-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectInterpersonal communication-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAlfabetização e letramento: uma questão de método-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.