Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Rogério Caetano de | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Rogério Caetano de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Stephane Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:26:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:26:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23778 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675234 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo estudar a música Irmã de Cela, lançada no ano de 1994 pelo grupo feminino Visão de Rua, liderado pela vocalista e compositora Dina Di. A análise parte de uma leitura feita do cenário político e social brasileiro em fins dos anos de 1980 e durante a década de 1990, e suas influências no meio relacionado a produção do rap, principalmente o rap feito por mulheres, que representou uma revolução dentro do movimento Hip Hop, composto majoritariamente por homens, buscando também estudar especificamente dentro da letra, o sistema carcerário brasileiro e suas especificidades relacionadas ao cárcere feminino. A análise foi feita com base nas relações entre a poesia e o rap, este enquanto poética oral, e o rap relacionado ao conceito de memória, com base no historiador Pierre Nora, além de trazer algumas reflexões acerca das relações entre o rap e a literatura de cárcere, acerca da identidade feminina e do espaço carcerário brasileiro, utilizando como sustentáculo para a pesquisa foram fundamentais análises feitas por autores como Harvey e Schollhammer. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap (Music) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women - Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music and literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Minha irmã de cela: identidade feminina e cárcere na música do grupo Visão de Rua (1998) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: