Inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior: um panorama Brasil-México

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Leonelo Dell Anhol-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marilia Abrahão-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-9327-223X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279-
Autor(es): dc.contributorRebechi, Cláudia Nociolini-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2706095230666349-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Leonelo Dell Anhol-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545-
Autor(es): dc.contributorSales, Márcia Barros de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8099399733576747-
Autor(es): dc.contributorSetti, Mariangela de Oliveira Gomes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3482781035451456-
Autor(es): dc.creatorBarrera Juarez, Yelitza Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:26:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:26:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4982-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675226-
Descrição: dc.descriptionResistance to changes in education for people with disabiliies is still a controversial topic. However, Brazilian and Mexican higher education institutions are beginning to develop actions and programs to ensure access to education for people with disabilities, eliminating barriers to inclusion in the academic context, improving architectural, pedagogical and social accessibility, aiming at providing conditions for people with disabilities to develop socially, autonomously and independently. Currently, the share of persons with disabilities who remain and complete their higher education in Brazil (6.66%) and Mexico (5.2%) are still low. However, Brazilian and Mexican governments are beginning to implement effective public policies that favor HEIs to provide an inclusive education, making human development guide by diversity, that is, considering differences and persons as political and social actors. The Convention on the Rights of Persons with Disbabilities, Geral Law for the Inclusion of Persons with Disabilities, General Law on Education, Law of Guidelines and Bases, Secretariat for Public Education are some public polices and programas that support inclusive education. Likewise, there are international organizations that propose public policies to support people with disabilities, as the World Health Organization and Comision Nacional de los Derechos Humanos. This research aims to conduct a theoretical and documentary review on the inclusion in higher education of these two countries. In addition, a case study was conducted at two public universities, one in each country, to identify the main actions and programs aimed at including people with disabilities in these institutions. As results, we elaborated an overview on the issue of the inclusion of people with disabilities in education, which involves the national policies and their respective implementations in institutional actions.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionAs resistências em relação às mudanças no plano educacional para pessoas com deficiência ainda são um tema controverso. No entanto, instituições de ensino superior brasileiras e mexicanas estão começando a desenvolver ações e programas para garantir o acesso à educação as pessoas com deficiência, eliminando as barreiras para a inclusão no contexto acadêmico, melhorando a acessibilidade arquitetônica, pedagógica e social, com a finalidade de propiciar condições para que pessoas com deficiência se desenvolvam socialmente, com autonomia e independência. Na atualidade, a parcela das pessoas com deficiência que permanecem e concluem sua educação superior no Brasil (6.66%) e no México (5,2%) continua sendo baixa. No entanto, os governos brasileiro e mexicano estão começando a realizar políticas públicas efetivas que favoreçam as IES a terem uma educação inclusiva, fazendo com que o desenvolvimento humano seja pautado pela diversidade, ou seja, considerando as diferenças e as pessoas como atuantes políticos e sociais. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Lei Geral para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Lei Geral da Educação, Lei de Diretrizes e Bases, Secretaria de Educación Pública são algumas políticas públicas e programas que apoiam a educação inclusiva. Da mesma forma existem organizações internacionais que propõem políticas públicas para apoiar as pessoas com deficiência, como a Organização Mundial da Saúde e a Comisión Nacional de los Derechos Humanos. Esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma revisão teórica e documental sobre a inclusão no ensino superior desses dois países. Além disso, foi realizado um estudo de caso em duas universidades públicas, uma de cada país, para identificar as principais ações e programas voltados à inclusão das pessoas com deficiência nessas instituições. Com isso, foi possível elaborar um panorama sobre a questão da inclusão das pessoas com deficiência no ensino, contemplando as políticas nacionais e suas respectivas implementações em ações institucionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - México-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência - Brasil - Educação (Superior)-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência - México - Educação (Superior)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas socialmente excluídas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Higher - Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Higher - Mexico-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with disabilities - Brazil - Education (Higher)-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with disabilities - Mexico - Education (Higher)-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in education-
Palavras-chave: dc.subjectSocially handicapped - Education-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleInclusão de pessoas com deficiência no ensino superior: um panorama Brasil-México-
Título: dc.titleInclusion of people with disabilities in higher education: a Brazil-Mexico panorama-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.