Avaliação de automatização de comando de pedal de embreagem em desaceleração veicular para sistema de acionamento manual para pessoas com mobilidade reduzida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNabas, Kleber Kendy Horikawa-
Autor(es): dc.contributorNabas, Kleber Kendy Horikawa-
Autor(es): dc.contributorSilva, Edenilson José da-
Autor(es): dc.contributorBertol, Omero Francisco-
Autor(es): dc.creatorKnaf, Ricardo Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:26:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:26:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19815-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675212-
Descrição: dc.descriptionVehicular adaptation of assistive technologies aims to provide autonomy for people with difficulties in accessing the vehicle’s drive controls. There are devices available in the market that allow the vehicle to be driven in an automated way, but they are generally expensive or inefficient. This study aims to evaluate the gain of an automation model of an existing manual clutch pedal control system that is currently done by a manual command by the driver with reduced mobility. The system to be developed is designed to obtain clutch pedal data when the vehicle is slowing to stop or starting a movement. The developing system should replicate these commands based on the data previously obtained. To keep the development ongoing, it will be necessary knowledge about vehicle legislation, technical standards, electronic systems, data acquisition, vehicular communication protocol, data analysis, and system modeling.-
Descrição: dc.descriptionAdaptações veiculares de tecnologias assistivas visam fornecer autonomia às pessoas com dificuldades em acessar os comandos de dirigibilidade do veículo.Existem dispositivos no mercado que permitem a condução do veículo de maneiras automatizada, mas de maneira geral têm um custo elevado ou são pouco eficientes. Este estudo visa avaliar o ganho de um modelo de automatização de um sistemas existente de controle manual de pedal de embreagem que atualmente é feito através de um comando manual operado pelo condutor com mobilidade reduzida. O sistemas a ser desenvolvido visa obter dados de acionamento do pedal de embreagem quando os veículo está reduzindo a velocidade até parar ou ao iniciar o movimento. O sistemas em desenvolvimento deverá replicar estes comandos com base nos dados levantados previamente. Para que o desenvolvimento possa ser realizado, serão necessários os conhecimento sobre a Legislação veicular, Normas Técnicas, sistemas eletrônicos, aquisição de dados, protocolo de comunicação veicular CAN, análise de dados e modelização de sistemas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEmbreagens (Maquinário)-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência - Orientação e mobilidade-
Palavras-chave: dc.subjectRede de Área de Controle (Rede de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectArduino (Controlador programável)-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de controle inteligente-
Palavras-chave: dc.subjectClutches (Machinery)-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with disabilities - Orientation and mobility-
Palavras-chave: dc.subjectController Area Network(Computer network)-
Palavras-chave: dc.subjectArduino (Programmable controller)-
Palavras-chave: dc.subjectIntelligent control systems-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::SISTEMAS ELETRONICOS DE MEDIDA E DE CONTROLE-
Título: dc.titleAvaliação de automatização de comando de pedal de embreagem em desaceleração veicular para sistema de acionamento manual para pessoas com mobilidade reduzida-
Título: dc.titleClutch pedal automation avaliation in vehicle deceleration for manual control system for people with reduced mobility-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.