O lugar da afetividade no processo ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWojslaw, Eliane Bianchi-
Autor(es): dc.contributorWojslaw, Eliane Bianchi-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.creatorMedrado, Glaucia Cristina da Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:26:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:26:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20655-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675154-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the affectivity. Therefore, its main objective was to reflect on the possible influences exerted by the affectivity. In the teaching-learning process in students of the initial years of Elementary School I. Thus, this research is justified by the recognition of the affectivity as a primordial element in the interrelationships (and also the main theories that directly serve Education. It was used a qualitative research by the convergence with the approach allowing the application of an exploratory method for the bibliographic survey, thus seeking to evidence the existing findings but also possible gaps. The results revealed affectivity, a pertinent theme and present in the discussions focused on Education. According to the research question: what teachers’ attitudes do the students consider affective and promote learning? - it was possible to infer that although the relationships are affective, attitudes that aroused feelings of pleasant or unpleasant tonalities of the teachers are not directly related to caresses or caresses, but rather to how attentive they are, with clear and organized objectives, students as well as enabling the teacher while having mastery of content greater freedom to deal with unforeseen situations and, with that having a more technical performance.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a afetividade. Para tanto, seu objetivo principal foi refletir a respeito das possíveis influências exercidas pela afetividade no processo ensino-aprendizagem em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Assim, esta pesquisa se justifica pelo reconhecimento da afetividade enquanto elemento primordial nas inter-relações humanas em diferentes áreas do conhecimento essencialmente na Educação. Para os procedimentos metodológicos da pesquisa foram utilizadas fontes de pesquisa que têm contribuído para expansão do tema e, também as principais teorias que servem diretamente à Educação. Foi utilizada pesquisa de natureza qualitativa pela convergência com a abordagem permitindo a aplicação de método exploratório para o levantamento bibliográfico buscando com isso, evidenciar os achados já existentes mas também possíveis lacunas. Os resultados revelaram ser a afetividade, tema pertinente e presente nas discussões voltadas à Educação. Conforme a pergunta de pesquisa: que atitudes dos professores os alunos consideram afetivas e promovem a aprendizagem? – foi possível inferir que apesar das relações serem afetivas, atitudes que suscitaram sentimentos de tonalidades agradáveis ou desagradáveis dos professores não estão diretamente ligadas a mimos ou afagos, mas sim no quanto se mostram atenciosos, com objetivos claros e organizados, pois, transmite segurança aos alunos além de possibilitar ao professor enquanto tem domínio dos conteúdos maior liberdade para lidar com situações imprevistas e, com isso ter uma atuação mais técnica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação afetiva-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de interação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectAffective education-
Palavras-chave: dc.subjectInteraction analysis in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleO lugar da afetividade no processo ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I-
Título: dc.titleThe place of the teaching-learning process in the initial years of elementay school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.