Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalez, Mirian Maria Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalez, Mirian Maria Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Paião, Cíntia Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Grasielly dos Santos De | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:26:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:26:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7373 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675150 | - |
Descrição: dc.description | This text presents a research that aimed to trigger a narrative about the first decade of workings of the School House Lourenço Ormenezze (1961 -1971), located in the city of Bandeirantes-PR. It is a work in History of Mathematics Education and the methodology that guides the research is Oral History. And then, guided theoretically and methodologically, in Oral History the interview scripts were elaborated and then the interviews were carried out. After the interviews, which mobilized the memories of these collaborators, the audios were transcribed and textualized, producing narratives that the deponents gave us for use in this investigation through letters of assignment of rights. These narratives are what triggered our narrative about the School House Lourenço Ormenezze. | - |
Descrição: dc.description | Esse texto apresenta uma pesquisa que teve como objetivo disparar uma narrativa sobre a primeira década de funcionamento da Casa Escolar Lourenço Ormenezze (1961 –1971), localizada no município de Bandeirantes-PR. É um trabalho em História da Educação Matemática e a metodologia que orienta a pesquisa é a História Oral. E, então, pautados teórico e metodologicamente na História Oral os roteiros de entrevista foram elaborados e em seguida as entrevistas foram realizadas. Após a realização das entrevistas, que mobilizaram as memórias destes colaboradores, os áudios foram transcritos e textualizados, produzindo narrativas que os depoentes nos cederam para uso nessa investigação por meio de cartas de cessão de direitos. Essas narrativas é que dispararam a nossa narrativa sobre a Casa Escolar Lourenço Ormenezze. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | História oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Historiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oral history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Historiography | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Memórias da primeira década de funcionamento da casa escolar Lourenço Ormenezze: uma narrativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: