Experimentação para educação de jovens e adultos: percepção quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos e do professor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerri, Elídia Aparecida Vetter-
Autor(es): dc.creatorReineri, Daniele-
Autor(es): dc.creatorTombini, Jessica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:26:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:26:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14832-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675141-
Descrição: dc.descriptionIn this study there was a show of Chemistry in the public school youth and adults of southwestern Paraná. Chemistry students participated where they could participate in experiments conducted in the classroom with the goal of promoting experimentation since they do not have practical classes. The experiments were designed to test flame, surface tension, quantification of ethanol in gasoline, separation of commercial dyes in candy and acid base indicator from red cabbage juice. From the questionnaires conducted before and after the shows, you can check that before the show 46% of students did not like the discipline, while after completion, 92% of students reported increasing interest in the discipline. Students said that the experiments have helped to relate the practice to the contents studied, thus contributing to their learning. According to the results obtained in this study shows the chemistry was very valid, there was a great achievement.-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho, realizou-se a demonstração de experimentos de Química, em uma Escola Pública para Jovens e Adultos do Sudoeste do Paraná. Participaram da demonstração de experimentos alunos da matéria de química, onde os mesmos puderam participar de experimentos realizados na sala de aula com o objetivo de promover a experimentação já que os mesmos não possuem aulas práticas. Os experimentos elaborados foram ensaio de chama, tensão superficial, quantificação de etanol em gasolina, separação de corantes em doces comerciais e indicador ácido base a partir do suco de repolho roxo. A partir dos questionários realizados antes e depois da experimentação, pode-se conferir que antes da 46% dos alunos não gostavam da disciplina, enquanto que depois da realização, 92% dos alunos afirmaram aumentar o interesse pela disciplina. Os alunos afirmaram que os experimentos os ajudaram à relacionar a prática aos conteúdos estudados, contribuindo assim para sua aprendizagem. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, a Experimentação Química para jovens e Adultos foi muito válida, houve um grande aproveitamento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Métodos experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Experimental methods-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleExperimentação para educação de jovens e adultos: percepção quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos e do professor-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.