Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Thiago Cavalcante | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fernanda Dias Pagotto da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:26:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:26:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21572 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675101 | - |
Descrição: dc.description | This paper proposes the analysis of evaluative instruments and quality indicators used in distance education. Describe the evaluation regarding the way it works and its importance, contextualize its application on promoted courses from UTFPR – Parana´s Federal Technological University. Expose the tools in use to evaluate performance, having in mind the several elements that are involved. Evidence the needs and importance to use the evaluative instruments and quality indicators on the improvement of the management system proper and also on adopted pedagogical systems. This study limits to the study of tools used to identify the quality on distance education taking in consideration the data provided by the university as a way to comply with this study´s objective initially was adopted the research methodology reviewing theoretical fundamentals, with bibliographical basis to conceptualize the distance education, understand how employs in Brazil and identify the evaluation system used on the courses of the education modality, and after from a practical order, throw qualitative analysis, exploratory and descriptive, identify the evaluative tools and the quality indicators used by UFTPR, using the data collection the tool to obtain a consistent case study with wealth knowledge. With basis on : “Quality referential to distance education” was possible to compare this material criteria that was published by MEC to the ones used on the university. The studies goals were achieved, and made it clear that the use of evaluative instruments and quality indicators are improvement tools of quality management of university systems and that are still in maturity process and fortification. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo pretende analisar o uso dos instrumentos avaliativos e os indicadores de qualidade utilizados na Educação a Distância. Descrever a avaliação a respeito de sua forma e importância, contextualizar sua aplicação nos cursos promovidos pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Expor as ferramentas em uso para avaliação de desempenho, tendo em vista os diversos elementos envolvidos. Evidenciar a necessidade e a importância do uso de instrumentos avaliativos e indicadores de qualidade no aperfeiçoamento do próprio sistema de gestão como também nos sistemas pedagógicos adotados. O estudo limita-se ao estudo das ferramentas utilizadas para identificar a qualidade na EaD levando em consideração os dados obtidos junto a universidade, como forma de atender o objetivo deste estudo inicialmente foi adotada a metodologia de pesquisa revisando os fundamentos de ordem teórica, com levantamento bibliográfico para conceitualizar a EaD, entender como é empregada no Brasil e identificar os sistemas de avaliação dos cursos nesta modalidade de ensino, num segundo momento de ordem prática, através da análise qualitativa, exploratória e descritiva, identificar os instrumentos avaliativos e os indicadores de qualidade utilizados pela UTFPR, utilizando para a coleta de dados o instrumento entrevista semiestruturada para obter um estudo de caso consistente e com riqueza informativa. Com base no “Referencial de qualidade para estudo a distancia” foi possível comparar os critérios deste material publicado pelo MEC com os empregados na universidade. Os objetivos deste estudo foram atingidos, ficando claro que o uso dos instrumentos avaliativos e dos indicadores de qualidade são ferramentas de aperfeiçoamento dos sistemas de gestão da qualidade do ensino e que estes ainda estão em processo de maturação e fortalecimento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Gestão e Economia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância - Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Padrões de desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education - Quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education - Rating of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance standards | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Pública Municipal | - |
Título: dc.title | Educação a distância: instrumentos avaliativos e indicadores de qualidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: