Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorPletsch, Adelmo Lowe-
Autor(es): dc.contributorSouza, Josiane Araujo de-
Autor(es): dc.creatorLoureda, Oswaldo Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:26:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:26:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22082-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675092-
Descrição: dc.descriptionThe use of experimental practices in the teaching of sciences is a topic of great relevance because there are many indications of great impact on the learning in sciences. In Brazil this theme is poor discussed yet, but it has national repercussion in dealing with strategies that can contribute to the DCN. In this work, was objectified the quantitative proof of the impact of a given experimental practice on a given group of high school students. By means of a theoretical class, application of a questionnaire, execution of an experimental practice and subsequent application of a new questionnaire after experiment, was verified through the performance in the questionnaires that the experimental practice increased the level of understanding of the students, evidencing a more effective learning, where the performance increases varied from 15% to 35% in relation to the previous questionnaire.-
Descrição: dc.descriptionO uso de práticas experimentais no ensino de ciências é uma temática de grande relevância, pois existem indícios de grande impacto sobre a aprendizagem nas ciências exatas, ainda porém sem comprovação quantitativa. No Brasil esse tema ainda é pouco abordado, mas tem repercussão nacional em se tratando de estratégias que possam contribuir com a DCN. Nesse trabalho foi objetivado a comprovação quantitativa do impacto de uma determinada prática experimental em uma dada turma de alunos do EM, usando como base alguns autores nacionais que promovem o uso de experimentos de sucata nas salas de aula. Por meio de uma aula teórica, aplicação de um questionário, execução de uma prática experimental e posterior aplicação de um novo questionário pós experimento, foi verificada por meio do desempenho nos questionários que a prática experimental aumentou o nível de compreensão dos alunos, evidenciando um aprendizado mais efetivo, onde os aumentos de desempenho variaram de 15% até 35% em relação ao questionário prévio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem experimental-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential learning-
Palavras-chave: dc.subjectSchools-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleImpacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública-
Título: dc.titleImportance of experimental activities on efective learning of students from state highschools-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.