Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leite, Deborah Catharine de Assis | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Deborah Catharine de Assis | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Jacqueline Peixoto | - |
Autor(es): dc.contributor | Manfio, Daiara | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marcel Ricardo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:26:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:26:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675086 | - |
Descrição: dc.description | The present work the main aspects of the current legislation on education in the prison system in Brazil and in the State of São Paulo, in addition to aspects related to the characteristics and rules of prison institutions in the State of São Paulo for the development of education. The contextualization and experimental practices in the disciplines of Natural Sciences establish new paradigms of the learning situation developed in the classroom, by deepening the theme to new levels, establishing the criticality of the students. This work aimed to make adjustments in educational practices for participatory learning through contextualizing the contents of the disciplines of Natural Sciences. Four educational practices were developed at the school of the Center for Penitentiary Progression in Valparaíso belonging to the Board of Education of Araçatuba - SP, using contextualization and experimentation in the learning of the subjects of Natural Sciences. Using strategies and teaching materials that do not hurt the list of procedures and conduct of the prison system, it was possible to hold classes that guarantee the development of disciplines and the effective participation of students in deprivation of freedom in the discussion of learning, in addition to enabling the adequacy of these classes to be developed in other prison institutions. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta os principais aspectos da legislação vigente sobre a educação no sistema prisional no Brasil e no Estado de São Paulo, além dos aspectos relacionados às características e regras das instituições prisionais do Estado de São Paulo para o desenvolvimento da educação. A contextualização e as práticas experimentais nas disciplinas de Ciências da Natureza estabelecem novos paradigmas da situação de aprendizagem desenvolvida em sala, ao aprofundar o tema a novos patamares, estabelecendo a criticidade dos discentes. Este trabalho teve por objetivo realizar adequações nas práticas educacionais para a aprendizagem participativa através de contextualização dos conteúdos das disciplinas de Ciências da Natureza. Foram desenvolvidas quatro práticas educativas na escola do Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso pertencente à Diretoria de Ensino de Araçatuba - SP, utilizando contextualização e experimentação na aprendizagem das disciplinas de Ciências da Natureza. Utilizando estratégias e materiais pedagógicos que não ferem o prol de procedimentos e condutas do sistema prisional, foi possível realizar aulas que garantem o desenvolvimento das disciplinas e a participação efetiva dos alunos em privação de liberdade na discussão da aprendizagem, além de possibilitar a adequação destas aulas para serem desenvolvidas em outras instituições prisionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | História natural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisons | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Práticas educativas no ensino de ciências da natureza para alunos em privação de liberdade nas penitenciárias da diretoria de ensino de Araçatuba - SP | - |
Título: dc.title | Educational practices in the teaching of natural sciences to students in deprivation in freedom in the penitentiaries of the board of education of Araçatuba - SP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: