O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorBortoloto, Claudimara Cassoli-
Autor(es): dc.creatorBerti, Maura Aucioni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:26:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:26:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21099-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675066-
Descrição: dc.descriptionThis article is themed as an approach to information technology as a pedagogical tool in the use of ICT in primary education, with a view that technological advancement is a learning tool within the reach of all citizens. The goal is to study the use of Information Technologies and Communication in teaching and learning in elementary education process analyzing the conflict generated with this use in the school environment. To do so takes as specific goals to lift the legislation concerning the use of the spaces and TIC`s school years in elementary school, analyzing the technological resources used as instruments of teaching practice, their goals and applications and develop a comparative study of perceptions of teachers and students about the advantages and disadvantages in the use of TIC`s in the school environment. The reflection raised by approaching this issue leads to the recognition that many changes are occurring in education with the emergence of information technologies that contribute to foster debate on new teaching resources that operate in a social dimension. Thus, it was possible to realize that teaching using new computational tools requires a planned and fully geared to provide students access to practical knowledge.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como temática uma abordagem às tecnologias da informação enquanto instrumento pedagógico no uso de TIC’s no ensino fundamental, tendo em vista que o avanço tecnológico é uma ferramenta de aprendizagem ao alcance de todos os cidadãos. O objetivo foi estudar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e de aprendizagem na educação básica analisando o conflito gerado com este uso no ambiente escolar. Para tanto teve como objetivos específicos levantar a legislação concernente ao uso das TIC`s nos espaços e tempos escolares no Ensino Fundamental, analisar os recursos tecnológicos utilizados como instrumentos da prática pedagógica, seus objetivos e aplicações com o desenvolvimento de um estudo comparativo entre percepções de docentes e discentes acerca das vantagens e desvantagens no uso das TIC`s no ambiente escolar. A reflexão levantada pela abordagem deste assunto conduz ao reconhecimento de que muitas mudanças vêm ocorrendo na educação com o surgimento das tecnologias de informação que contribuem para promover o debate sobre os novos recursos didáticos que atuam numa dimensão social. Desta forma, foi possível perceber que ensinar usando novas ferramentas computacionais pressupõe uma prática planejada e totalmente voltada para proporcionar aos alunos o acesso ao conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e crianças-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos de informação-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology and children-
Palavras-chave: dc.subjectInformation resources-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.