Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Melissa Sommer Miranda de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:26:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:26:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21864 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675051 | - |
Descrição: dc.description | This research paper presents the theme of the interdisciplinary Environmental Education (EE) in formal education. It is clear that the environmental issue has been discussed and experienced worldwide. Education was included as a transversal theme, thus breaking down the barriers between disciplines in an interdisciplinary way. Therefore the general objective of this work was to analyze how the school and its education professionals has developed its curriculum in the context of environmental education from an interdisciplinary perspective determines how the National Curriculum Guidelines. The research was conducted at the Escola Municipal Thereza Colette Ometto, Municipality of Araras/SP with teachers from 6th to 9th grade of elementary school. The analysis and data collection was done through a questionnaire to teachers, for better understanding of how EA has been contextualized within the disciplines of Basic Education. It was observed that the EA is not only this school 'Utopia". Even with some resistance and difficulties in integrating it into their curriculum, the school has been working together with teachers and students continuously, its implementation in the classroom and in their practices, through actions and educational educational proposals, integrating so all faculty, students and community. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de pesquisa apresenta como tema a interdisciplinaridade da Educação Ambiental (EA) no ensino formal. É notório que a questão ambiental vem sendo discutida e vivenciadas em âmbito mundial. Na educação foi inserida como tema transversal, rompendo assim, as barreiras entre as disciplinas de forma interdisciplinar. Por isso o objetivo geral desse trabalho foi analisar como a escola e seus profissionais da educação vem desenvolvendo em seu contexto curricular a Educação Ambiental numa perspectiva interdisciplinar como determina os Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Thereza Colette Ometto, Município de Araras/SP com professores de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A análise e coleta de dados foi feita através da aplicação de questionário aos docentes, para melhor compreensão de como a EA, vem sendo contextualizada dentro das disciplinas do Ensino Fundamental. Observou-se que a EA nesta escola não é apenas “utopia”. Mesmo havendo algumas resistências e dificuldades em integrá-la em seu currículo escolar, a escola, vem trabalhando juntamente com os professores e alunos de forma contínua, sua implantação em sala de aula e em suas práticas, através de ações e propostas pedagógicas educativas, integrando assim todo corpo docente, alunos e comunidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | A interdisciplinaridade da educação ambiental no ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: