Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Motta, Marcelo Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Motta, Marcelo Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Flávia Sucheck Mateus da | - |
Autor(es): dc.contributor | Nesi, Taniele Loss | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Elaine Cristina de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:26:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:26:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19645 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675038 | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a proposal of strategies for the use of intuitive programming by means of command blocks in daily school to educators and their contributions in pedagogical practices. Analyzing the contribution of intuitive programming in the early years of elementary school in a motivating and creative approach. Thinking about it, this work dealt with the insertion of the programming language for children from 10 to 11 years using as programming tool the environment Scratch. These activities can be applied in a formal teaching context, such as the use of digital technologies collaborating with interdisciplinary activities involving the curricular content. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta de estratégias de uso da programação intuitiva por meio de blocos de comandos no cotidiano escolar aos educadores e suas contribuições nas práticas pedagógicas. Analisando a contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma abordagem motivadora e criativa. Pensando nisso, este trabalho tratou de inserção da linguagem de programação para crianças de 10 a 11 anos usando como ferramenta de programação o ambiente Scratch. Essas atividades podem ser aplicadas em um contexto formal de ensino, como o uso das tecnologias digitais vindo a colaborar com atividades interdisciplinares envolvendo o conteúdo curricular. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intuição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch (Linguagem de programação de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem de programação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intuition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch (Computer program language) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programming languages (Electronic computers) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | - |
Título: dc.title | Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Contribution of intuitive programming in the early years of elementary school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: