Estudo de uma proposta didática interdisciplinar para o ensino de física e astronomia no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883-
Autor(es): dc.contributorRamos, Fernanda Peres-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0002-4435-2513-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0000605216639909-
Autor(es): dc.contributorSchiavon, Gilson Junior-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0002-5642-078X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582-
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883-
Autor(es): dc.contributorSuarez, Vladimir Jearim Pena-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0002-4799-8790-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1539156642892238-
Autor(es): dc.creatorVieira, Taisy Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:25:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:25:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26263-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/675000-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Proposta para um ensino de astronomia de maneira interdisciplinar no ensino médio: o caso da gravitação universal-
Descrição: dc.descriptionOur work aimed to investigate the potential of an interdisciplinary didactic proposal, in the light of Gagné's theory of learning and the methodology of the inverted classroom, for the teaching of Physics and Astronomy in a third-year high school class at a public school in city of Campina da Lagoa, central-west region of the state of Paraná. Such proposal is constituted as an educational product of the National Professional Master in Physics Teaching. Our research is based on the theoretical assumptions of qualitative research and to constitute our corpus we use questionnaires, documents produced by students throughout the implementation, mental maps and the researcher's field diary. The analysis of the collected material took place according to the assumptions of Robert K. Yin (2016). This author suggests the adoption of five phases for the analysis of qualitative data, which are: compilation; decomposition; recomposition; interpretation and conclusion. Our results showed that the students felt motivated to participate in the proposal, actively participating in each meeting. We also verified that students were able to establish important relationships on the concepts of Physics and Astronomy studied, as well as to perceive the interdisciplinary relationships established with them.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionNosso trabalho objetivou investigar as potencialidades de uma proposta didática interdisciplinar, à luz da teoria de aprendizagem de Gagné e da metodologia da sala de aula invertida, para o ensino de Física e Astronomia em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Campina da Lagoa, região centro-oeste do estado do Paraná. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Nossa pesquisa está alicerçada nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e para constituir nosso corpus utilizamos questionários, documentos produzidos pelos alunos ao longo da implementação, mapas mentais e o diário de campo da pesquisadora. A análise do material coletado se deu de acordo com os pressupostos de Robert K. Yin (2016). O referido autor sugere a adoção de cinco fases para a análise dos dados qualitativos, são elas: compilação; decomposição; recomposição; interpretação e conclusão. Nossos resultados evidenciaram que os alunos se sentiram motivados em participar da proposta, participando ativamente de cada encontro. Verificamos ainda que alunos conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Física e Astronomia estudados, bem como perceber as relações interdisciplinares estabelecidas com os mesmos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleEstudo de uma proposta didática interdisciplinar para o ensino de física e astronomia no ensino médio-
Título: dc.titleStudy of an interdisciplinary didactic proposal for the teaching of physics and astronomy in high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.