Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Charallo, Thalita Gabriela Comar | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Márcia Camilo | - |
Autor(es): dc.contributor | Charallo, Thalita Gabriela Comar | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Márcia Camilo | - |
Autor(es): dc.contributor | Prais, Jacqueline Lidiane de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Assaí, Natany Dayani de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Baldaquim, Matheus Junior | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:25:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:25:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12333 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674999 | - |
Descrição: dc.description | The initial formation is a crucial moment of socialization and construction of professional teacher identity, period in which the students are instructed to the appropriation of the necessary knowledge to mobilize in the action, the experiences acquired during the graduation. In Chemistry Degree, pedagogical disciplines combined with the experiences obtained during the development of the supervised internships, give the students the opportunity to experience in practice the exercise of teaching, valuing the experiential character and the self-reflexive potential. Therefore, this research aims to produce a self-narrative that presents the contributions of Supervised Internships for the construction of the teaching identity of the Chemistry student. For a study effect, an autonomous analysis was prioritized as a qualitative research approach. The data applied were theoretical, methodological, experimental and observations lived during the disciplines of supervised internships I, II, III and IV, from the Licentiate degree in Chemistry by the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Campus Londrina. It is understood that the stages are of extreme importance for an initial formation of the student, because it is a moment in which one learns with a respect of the lived reality so that it allows a construction of its educational identity. | - |
Descrição: dc.description | A formação inicial é um momento crucial de socialização e construção da identidade profissional docente, período em que os estudantes são instruídos para a apropriação dos saberes necessários para mobilizar na ação, as experiências adquiridas ao longo da graduação. No curso de Licenciatura em Química, as disciplinas pedagógicas aliadas as experiências obtidas durante o desenvolvimento dos estágios supervisionados, proporcionam aos licenciandos a oportunidade de vivenciar na prática o exercício da docência, valorizando o caráter experiencial e o potencial autorreflexivo. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo, produzir uma autonarrativa que apresente as contribuições dos Estágios Supervisionados para a construção da identidade docente do licenciando em Química. Para a realização desse estudo, foi priorizada a análise autonarrativa, na qual se constitui como uma abordagem de pesquisa qualitativa. Os dados utilizados foram as fundamentações teóricas, metodológicas, experiências e observações vivenciadas durante as disciplinas de estágios supervisionados I, II, III e IV, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Londrina. Depreende-se que os estágios são de extrema importância para a formação inicial do aluno, porque é o momento em que se aprende com e a respeito da realidade vivenciada de tal modo que permite a construção da sua identidade docente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino (Superior) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de estágios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Education, higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internship programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Um estudo autorreferente: a importância do estágio supervisionado na formação do licenciando em química | - |
Título: dc.title | A self-referential study: the importance of supervised internship in the academic education of chemistry graduates | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: