Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Retorta, Miriam Sester | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gisele dos Santos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:25:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:25:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-06-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8971 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674989 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this extended paper is to analyze how Brazilian culture is perceived by other countries, according to attitudes and discourses of foreign students in the Portuguese for Speakers of Other Languages course at the Federal University of Technology - Paraná. These attitudes show aversion to other cultures, and the stereotyped cultural perception of Brazil. We intended to investigate whether the teaching of Portuguese as a Foreign Language adopted during the course corroborated to students’ construction of a new perception of Brazilians or if their perceptions continued being stereotyped. In other words, through action research, we verified the efficacy of the course because it provided a space for these foreigners, mostly with initial xenophobic attitudes, to accept, understand and respect the Brazilian culture. Therefore, this study examined whether the teaching of Portuguese for Speakers of Other Languages, based on the critical literacy approach, transformed the xenophobic attitudes and discourses related to different cultures seen in the classroom into attitudes of affection, respect and empathy and how these exchange students were able to perceive themselves as individuals who interact and act within a particular socio-historical, cultural and ideological group. | - |
Descrição: dc.description | Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve por objetivo analisar como a cultura brasileira é percebida por outros países, de acordo com as atitudes e discursos de alunos estrangeiros do curso de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tais atitudes apresentam aversão para com outras culturas e a percepção cultural estereotipada do Brasil. Nessa pesquisa, procurou-se investigar se o ensino de Português como Língua Estrangeira adotado durante o curso de PFOL corroborou para que os alunos construíssem uma nova percepção sobre os brasileiros ou se suas percepções continuaram sendo estereotipadas. Em outras palavras, por meio de pesquisa-ação, verificou-se a eficácia do curso em proporcionar um espaço para que esses estrangeiros, a maioria com atitudes iniciais xenófobas, aceitassem, entendessem e respeitassem a cultura brasileira. Sendo assim, esse estudo examinou se o ensino de Português para Falantes de Outras Línguas, baseado na abordagem do letramento crítico, transformou as atitudes e discursos xenófobos em relação a diferentes culturas, presenciados em sala de aula, em atitudes de afeto, respeito e empatia, e como essa mudança possibilitou aos alunos a autopercepção como indivíduos que interagem e agem com determinado grupo sócio-histórico, cultural e ideológico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Xenofobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Xenophobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Letras | - |
Título: dc.title | Percepções de estrangeiros sobre a cultura brasileira durante o curso de Português para falantes de outras línguas da UTFPR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: