A utilização do Facebook como aliado nas práticas da leitura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCatelão, Evandro de Melo-
Autor(es): dc.contributorCatelão, Evandro de Melo-
Autor(es): dc.contributorMachado, Daniela Zimmermann-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Simone Maria Barbosa Nery-
Autor(es): dc.creatorSouza, Gabriela Karen de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:25:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:25:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20283-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674874-
Descrição: dc.descriptionThis research addresses the use of social networks in a practice of literary reading through the book "Vidas Secas" of Graciliano Ramos in order to use new technologies for education. It is prepared to do so, a didactic sequence based the theory of multiliteracies in the classroom, bringing a chance to exploit teachers of new technologies in their Portuguese classes (integration textual production / reading / literary practices). For this, we prepared a didactic sequence in which includes Facebook in a practice that incorporates text production and literary reading in high school in the face of a possible future application. For discussion and xemplification, the pages were actually created, serving as a template for educational professionals and / or interested in the subject. With the proposal, it is intended that the research collaborate with different professionals, in particular the Portuguese-speaking teachers, who are often reluctant to use networks in their classes for fear of disturbing or distracting the students.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa aborda a utilização das redes sociais em uma prática de leitura literária por meio da obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, com o objetivo de utilizar as novas tecnologias em favor da educação. Elaborou-se, para tanto, uma sequência didática fundamentada pela teoria dos multiletramentos em sala de aula, trazendo uma possibilidade aos professores de exploração das novas tecnologias em suas aulas de Língua Portuguesa (integração produção textual/leitura/práticas literárias). Para tanto, preparou-se uma sequência didática na qual se inclui o Facebook para uma possível prática que incorpora produção de texto e leitura literária no ensino médio em face de uma possível aplicação futura. Para discussão e exemplificação, as páginas foram efetivamente criadas, servindo como template aos profissionais de ensino e/ou interessados no tema. Com a proposta, pretende-se que a pesquisa colabore com diferentes profissionais, em especial, com os professores de língua portuguesa, que, muitas vezes, ficam relutantes em utilizar as redes em suas aulas com receio de atrapalhar ou distrair os alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectSocial networks-
Palavras-chave: dc.subjectReading - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL-
Título: dc.titleA utilização do Facebook como aliado nas práticas da leitura-
Título: dc.titleUsing Facebook as an ally in reading practices-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.