Análise da inserção do conteúdo de astronomia no Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2018)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFlorczak, Marcos Antonio-
Autor(es): dc.contributorFlorczak, Marcos Antonio-
Autor(es): dc.contributorBezerra Junior, Arandi Ginane-
Autor(es): dc.contributorLenz, Jorge Alberto-
Autor(es): dc.creatorSantos, Raquel Oliveira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:25:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:25:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8822-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674845-
Descrição: dc.descriptionThis work is a documentary analysis of the questions with Astronomy approach in the National High School Examination (ENEM). In addition to analyzing the questions with an approach in Astronomy, an analysis and characterization of how the content is collected in the test, with qualitative comparisons to the official document of high school PCN + and in the classification criteria of Bretons (1999). It also seeks to discuss the changes during twenty years of this evaluative process and what is the purpose of the content of Astronomy to be approached. The ENEM test material selected is the questions in the area of Natural Sciences and its Technologies, as a result of Astronomy having interactions with other areas besides physics. In this sense, the paper presents some justifications for the absence of astronomy in basic education and the difficulties presented by students and teachers to understand this science.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é uma análise documental das questões com abordagem de Astronomia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi analisada a quantidade relativa de questões que abordaram temas de astronomia entre os anos de 1998 a 2018, e sua distribuição em relação com as áreas de conhecimento ofertadas no exame. As questões foram classificadas em relação as diversas áreas da astronomia, comparando-as com os documentos oficiais do ensino médio (PCN+) e nos critérios de classificação de Bretones (1999). Foi realizada uma pesquisa qualitativa sobre os conteúdos, assuntos e a forma de cobrança das respostas destas questões. Nesse intuito, o trabalho apresenta algumas justificativas da ausência da Astronomia na educação básica e as dificuldades apresentadas por alunos e professores para a compreensão dessa ciência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum - Education-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleAnálise da inserção do conteúdo de astronomia no Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2018)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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