A percepção de alunos sobre o papel e o uso do livro didático de física no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Nilson Marcos Dias-
Autor(es): dc.creatorMello, Ana Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:25:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:25:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674771-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to analyze the role and use of physics textbook in high school, taking as reference the memories that students kept about this teaching resource. Data were obtained from two groups of first year students in Physics from a public university in Brazil, because for the most part they recently completed high school and, in principle, have an affinity with the discipline of physics. The survey instrument was designed with open and closed questions, divided into six blocks with questions that allowed to characterize the respondents and obtain information on the studies undertaken on the books which they had access during their schooling, as well as about the Brazilian distribution programs of textbooks. The questionnaire was adapted of an instrument used by Silva (2012) in his Msc dissertation and questions were designed so that it was possible to identify the relationship established by the student with the textbook used in physics during high school. Of the thirty-six students who answered the questionnaire, eighteen studied in a public school in the period from 2009 to 2012, and of these, on average thirteen used the Physics textbook distributed by National Textbook Program (PNLD). It was possible to verify the dominance of traditional teaching in schools attended by respondents, with frequent references to the use of the blackboard, lectures and solving exercises, with little use of the textbook in and out of the classroom. Nevertheless, the students had a positive view about the textbook, considering that the majority pointed out many positive aspects of their use, emphasizing the importance of the role of teachers to articulate and encourage the use of Physics textbook. It is concluded that it not only the distribution of books in schools is necessary, but also stimuli, conditions and workshops that prepare teachers to use them in their teaching activities with students.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo analisar o papel e o uso do livro didático de Física no Ensino Médio, tomando como referência as lembranças que alunos guardavam a respeito desse recurso didático. Os dados foram obtidos junto a duas turmas de primeiro período do Curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública, por terem, em sua grande maioria, recém concluído o Ensino Médio e, por, em princípio, terem afinidade com a disciplina de Física. O instrumento de pesquisa foi elaborado com questões abertas e fechadas, dividido em seis blocos com questões que permitiam caracterizar os respondentes e deles obter informações sobre os estudos realizados, sobre os livros aos quais tiveram acesso durante sua escolarização, assim como a respeito dos programas brasileiros de distribuição dos livros didáticos. O questionário foi organizado a partir de uma adaptação de um instrumento utilizado por Silva (2012) em sua dissertação de mestrado e as questões foram elaboradas de forma que fosse possível identificar a relação estabelecida pelo aluno com o livro didático de Física utilizado durante o ensino Médio. Dos trinta e seis alunos que responderam o questionário, dezoito estudaram em escola pública no período de 2009 a 2012, sendo que destes, em média, treze utilizaram o livro didático de Física distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Foi possível verificar a predominância do ensino tradicional nas escolas frequentadas pelos respondentes, sendo frequentes as referências ao uso de quadro e giz, aulas expositivas e resolução de exercícios, com pouca utilização do livro didático dentro e fora da sala de aula. Apesar disso, os alunos apresentaram uma visão positiva a respeito do livro didático, tendo em vista que a maioria apontou muitos aspectos favoráveis à sua utilização, ressaltando a importância do papel dos docentes em articular e incentivar o uso do livro didático de Física. Conclui-se ser necessário não apenas a distribuição dos livros nas escolas, mas também estímulos, condições e estudos que preparem os professores para utilizá-los em suas atividades docentes com os alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics (High school)-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Física-
Título: dc.titleA percepção de alunos sobre o papel e o uso do livro didático de física no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.