Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Oséias Santos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Tolfo, Fabíola Benitez | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:25:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:25:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674761 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como tema o uso do Google Classroom no ensino médio. O ensinar e o aprender sofrem alterações no novo cenário e as facilidades creditadas ao uso das tecnologias no âmbito educacional fazem com que a escola pública seja pressionada, em meio à pandemia ocasionada pela Covid-19, a inserir em sua estrutura curricular um ambiente virtual de aprendizagem que proponha novos modelos de construção de conhecimento para que o ano letivo não pare. A impossibilidade do ensino presencial abre espaço para novos processos de ensino e de aprendizagem, com outros horários e espaços de estudos, novos procedimentos pedagógicos e uma ressignificação dos envolvidos neste processo, sem deixar de lado o processo de seleção dos novos materiais a serem compartilhados e trabalhados no AVA. Nessa perspectiva, a questão de pesquisa é “De que modo a utilização da plataforma Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser significativa no processo de efetivação da aprendizagem enquanto apoio ao ensino híbrido?”. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as potencialidades do Google Classroom como apoio ao ensino híbrido, passando aos objetivos específicos de identificar suas funcionalidades, fragilidades, superações e pontos fortes em sua inserção na prática docente. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, como um estudo exploratório e bibliográfico, com o foco na aplicação prática. Foram utilizados estudos publicados entre 2009 e 2019 com relatos de experiências e estudos de caso disponibilizados em diversas bases de dados acessíveis pelo Bibliotec da UTFPR. Parte dos dados coletados aponta que muitos professores têm percebido a necessidade e a importância em inserir tecnologias digitais em suas práticas, bem como mesclar as potencialidades do ensino on-line com as do ensino presencial por meio do ensino híbrido. Constatou-se também que o Google Classroom é uma ferramenta de fácil acesso sem a necessidade de instalação ou uso de servidor dedicado, podendo ser acessado pelo computador ou pelo smartphone como apoio a essa combinação de ensino e tecnologias. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como tema o uso do Google Classroom no ensino médio. O ensinar e o aprender sofrem alterações no novo cenário e as facilidades creditadas ao uso das tecnologias no âmbito educacional fazem com que a escola pública seja pressionada, em meio à pandemia ocasionada pela Covid-19, a inserir em sua estrutura curricular um ambiente virtual de aprendizagem que proponha novos modelos de construção de conhecimento para que o ano letivo não pare. A impossibilidade do ensino presencial abre espaço para novos processos de ensino e de aprendizagem, com outros horários e espaços de estudos, novos procedimentos pedagógicos e uma ressignificação dos envolvidos neste processo, sem deixar de lado o processo de seleção dos novos materiais a serem compartilhados e trabalhados no AVA. Nessa perspectiva, a questão de pesquisa é “De que modo a utilização da plataforma Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser significativa no processo de efetivação da aprendizagem enquanto apoio ao ensino híbrido?”. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as potencialidades do Google Classroom como apoio ao ensino híbrido, passando aos objetivos específicos de identificar suas funcionalidades, fragilidades, superações e pontos fortes em sua inserção na prática docente. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, como um estudo exploratório e bibliográfico, com o foco na aplicação prática. Foram utilizados estudos publicados entre 2009 e 2019 com relatos de experiências e estudos de caso disponibilizados em diversas bases de dados acessíveis pelo Bibliotec da UTFPR. Parte dos dados coletados aponta que muitos professores têm percebido a necessidade e a importância em inserir tecnologias digitais em suas práticas, bem como mesclar as potencialidades do ensino on-line com as do ensino presencial por meio do ensino híbrido. Constatou-se também que o Google Classroom é uma ferramenta de fácil acesso sem a necessidade de instalação ou uso de servidor dedicado, podendo ser acessado pelo computador ou pelo smartphone como apoio a essa combinação de ensino e tecnologias. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino híbrido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blended learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shared virtual environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | O Google Classroom como apoio ao ensino híbrido no ensino médio | - |
Título: dc.title | The Google Classroom as support for blended learning in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: