Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalmolin, Fabrício Tronco | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6716812005513548 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Leandro Herculano da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5350749822007916 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalmolin, Fabrício Tronco | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Jaziel Goulart | - |
Autor(es): dc.contributor | Battistel, Orimar Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Piccin, Caroline Ohlweiler | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:25:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:25:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4447 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674726 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Referenciais: estabelecendo o cenário apropriado para o ensino da dinâmica no ensino médio | - |
Descrição: dc.description | This work proposes an educational product with the intention of conducting a study on non-inertial and inertial references to investigate if there are influences in the movement of bodies and, thus, to establish a scenario for the teaching of dynamics in high school using experimental investigative activities, from which were produced videos presented to the students in a didactic sequence, in order to discuss the visual effects, in a series of diversified activities. With these activities, the main goal was to collaborate with a reflection on the methodology used in the Physics classes, which allows the students a possible meaningful learning, in an active way, reasoning, understanding and elaborating the knowledge and the physical concepts, from their previous knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe um produto educacional com o intuito de realizar um estudo sobre referenciais não inerciais e inerciais para averiguar se há influências no movimento dos corpos e, assim, estabelecer um cenário para o ensino da dinâmica no ensino médio utilizando atividades experimentais investigativas, a partir das quais foram produzidos vídeos apresentados aos alunos em uma sequência didática, a fim de discutir os efeitos visualizados em uma série de atividades diversificadas. Visando assim colaborar com uma reflexão sobre essa metodologia a ser utilizada nas aulas de Física, a qual possibilita aos alunos uma possível aprendizagem significativa, de forma ativa, raciocinando, compreendendo e elaborando o saber e os conceitos físicos a partir de seus conhecimentos prévios. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics (High school) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Título: dc.title | Referenciais: estabelecendo o cenário apropriado para o ensino da dinâmica no ensino médio | - |
Título: dc.title | References: establishing the appropriate scenario for the teaching of dinamics in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: