Gestão esportiva: uma análise do perfil da gestão de negócio de academias de Curitiba e região metropolitana

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaoski, Ana Paula Cabral Bonin-
Autor(es): dc.contributorMaoski, Ana Paula Cabral Bonin-
Autor(es): dc.contributorStinghen, Fábio Múcio-
Autor(es): dc.contributorAfonso, Gilmar Francisco-
Autor(es): dc.creatorDibax, Gustavo Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:25:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:25:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24238-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674647-
Descrição: dc.descriptionSports academies have achieved a status of great importance on the world stage in recent years as they have a market of over 162 million customers, turning over a capital of over $ 83 billion a year worldwide. In Brazil, the sports academies have more than 9.6 million clients, raising more than 2.6 billion dollars a year; More than 480 sports academies are located in Curitiba. These gyms vary greatly in their structure, number of students, investment capacity, market insight, price and location. The objective of this work was to analyze the business management profile of the Curitiba and Metropolitan Region gyms, due to the great diversity that occurs, thus tracing the business management profile of the Curitiba and Metropolitan Region sports academies. In this work a quantitative descriptive research was carried out, composed by 20 managers of sports academies, who answered a questionnaire of 48 questions elaborated in the light of the main authors of the management area. The data from this study were analyzed using a statistical tool, which after a statistical analysis transformed the study results into statistical measures (percentages) in the form of graphs / tables, thus obtaining the desired information. The results showed that the great majority of managers have a degree in physical education and that bodybuilding is the most predominant modality in the gyms. Regarding the social factor, most gyms do not consider it in their management and with regard to financial management, the main objective is to maximize the satisfaction of their customers. Regarding marketing management the biggest highlight was the fact that most gyms are not involved with sponsorships. The study also showed that managers have a good technical knowledge in management aspects, however, the search for constant updating becomes of great value and should be constant among these professionals.-
Descrição: dc.descriptionAs academias esportivas alcançaram um status de grande importância no cenário mundial nos últimos anos, pois elas têm um mercado com mais de 162 milhões de clientes, fazendo girar um capital superior a 83 bilhões de dólares por ano no âmbito mundial. No Brasil as academias esportivas comportam mais de 9,6 milhões de clientes, fazendo girar um capital superior a 2,6 bilhões de dólares anuais; em Curitiba estão localizadas mais de 480 academias esportivas. Estas academias variam muito em relação a sua estrutura, número de alunos, capacidade de investimento, visão de mercado, preço e localização. O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil da gestão de negócios das academias de Curitiba e Região Metropolitana, em função da grande diversidade que ocorre, traçando assim o perfil da gestão de negócio das academias esportivas de Curitiba e Região Metropolitana. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa, composta por 20 gestores de academias esportivas, que responderam um questionário de 48 perguntas elaboradas à luz dos principais autores da área da gestão. Os dados deste estudo foram analisados por meio de uma ferramenta estatística, que após uma análise estatística transformou os resultados do estudo em medidas estatísticas (porcentagens) na forma de gráficos/tabelas, assim obtendo as informações desejadas. Os resultados mostraram que a grande maioria dos gestores possui graduação em educação física e que a musculação é a modalidade de maior predominância nas academias. Em relação ao fator social, a maioria das academias não o considera em suas gestões e no que se refere à gestão financeira, o principal objetivo é a maximização da satisfação de seus clientes. Com relação à gestão de marketing o maior destaque foi o fato de que grande parte das academias não estão envolvidas com patrocínios. O estudo também apresentou que os gestores possuem um bom conhecimento técnico nos aspectos da gestão, entretanto, a busca por constante atualização torna-se de grande valia e deve ser constante entre estes profissionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Educação Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAcademias de ginástica - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectNegócios - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectGymnassiums - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial management-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness - Management-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA-
Título: dc.titleGestão esportiva: uma análise do perfil da gestão de negócio de academias de Curitiba e região metropolitana-
Título: dc.titleSports management: an analysis of the businesm anagement profile of gyms in Curitiba and the metropolitan region-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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