Motivação com o uso da ludicidade no ensino da gramática da língua inglesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGasparin, Priscila Pigatto-
Autor(es): dc.creatorTasca, Odete da Glória Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:25:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:25:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20893-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674642-
Descrição: dc.descriptionThis work had as theme the playfulness in the teaching of English grammar, which is essential for learning the language in question. It is believed that with the use of ludic methodology, learning grammar is facilitated to the student. Thus, the question that drove this research was if indeed, the initial phase of the didactic course, which is named by Mezzadri like Motivation, is important in the teaching of English Grammar. To answer this investigative purpose, the goal is to reflect about the teaching and learning of English grammar during the Unit didactic Motivation proposing then play activities for the subject. Then it is resorted to the following theoretical: Mezzadri (2003), Danesi (1998), Balboni (1994), Andorno (2003), Freddi (2002) and Caon and Rutka (2004), who explore issues of glottodidattica , UD and its phases, teaching grammar and fun activities for the teaching/learning of English grammar. It is, therefore, a bibliographical and interpretive search about the teaching of English grammar in the cited phase of UD, making use of ludic methodology, with the objective of emphasize this feature like a motivator element. Through the theories discussed, it was observed that during Motivation is possible to insert the grammar in a relaxed way, facilitating learning. Making use of this teaching methodology, the affective filter of student learning of the English language will not be changed.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a ludicidade no ensino da gramática da língua inglesa, o qual é essencial para a aprendizagem da língua em questão. Acredita-se que com o uso da metodologia lúdica, o aprendizado da gramática é facilitado ao aluno. Sendo assim, o questionamento que impulsionou essa pesquisa foi se, realmente, a fase inicial do percurso didático, denominada por Mezzadri (2003) como Motivação, é importante no ensino da gramática da língua inglesa. Para responder a esse propósito investigativo, o objetivo é refletir sobre o ensino e aprendizagem da gramática da língua inglesa na fase Motivação da Unidade didática, propondo em seguida, atividades lúdicas para o assunto. Recorre-se então ao seguinte aporte teórico: Mezzadri (2003), Danesi (1998), Balboni (1994), Andorno (2003), Freddi (2002) e Caon e Rutka (2004), que tratam das questões da glottodidattica, UD e suas fases, ensino da gramática e atividades lúdicas para o ensino/aprendizagem da gramática da língua inglesa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e interpretativista sobre o trabalho com o ensino da gramática da língua inglesa na citada fase da UD, fazendo uso da metodologia lúdica, com intuito de ressaltar este recurso como elemento motivador. Por meio das teorias discutidas, observou-se que na fase Motivação é possível inserir a gramática de forma descontraída, facilitando a aprendizagem. Fazendo uso desta metodologia de ensino, o filtro afetivo do aprendizado do aluno da língua inglesa não será alterado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation in education-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleMotivação com o uso da ludicidade no ensino da gramática da língua inglesa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.