Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gasparin, Priscila Pigatto | - |
Autor(es): dc.creator | Tasca, Odete da Glória Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:25:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:25:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20893 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674642 | - |
Descrição: dc.description | This work had as theme the playfulness in the teaching of English grammar, which is essential for learning the language in question. It is believed that with the use of ludic methodology, learning grammar is facilitated to the student. Thus, the question that drove this research was if indeed, the initial phase of the didactic course, which is named by Mezzadri like Motivation, is important in the teaching of English Grammar. To answer this investigative purpose, the goal is to reflect about the teaching and learning of English grammar during the Unit didactic Motivation proposing then play activities for the subject. Then it is resorted to the following theoretical: Mezzadri (2003), Danesi (1998), Balboni (1994), Andorno (2003), Freddi (2002) and Caon and Rutka (2004), who explore issues of glottodidattica , UD and its phases, teaching grammar and fun activities for the teaching/learning of English grammar. It is, therefore, a bibliographical and interpretive search about the teaching of English grammar in the cited phase of UD, making use of ludic methodology, with the objective of emphasize this feature like a motivator element. Through the theories discussed, it was observed that during Motivation is possible to insert the grammar in a relaxed way, facilitating learning. Making use of this teaching methodology, the affective filter of student learning of the English language will not be changed. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a ludicidade no ensino da gramática da língua inglesa, o qual é essencial para a aprendizagem da língua em questão. Acredita-se que com o uso da metodologia lúdica, o aprendizado da gramática é facilitado ao aluno. Sendo assim, o questionamento que impulsionou essa pesquisa foi se, realmente, a fase inicial do percurso didático, denominada por Mezzadri (2003) como Motivação, é importante no ensino da gramática da língua inglesa. Para responder a esse propósito investigativo, o objetivo é refletir sobre o ensino e aprendizagem da gramática da língua inglesa na fase Motivação da Unidade didática, propondo em seguida, atividades lúdicas para o assunto. Recorre-se então ao seguinte aporte teórico: Mezzadri (2003), Danesi (1998), Balboni (1994), Andorno (2003), Freddi (2002) e Caon e Rutka (2004), que tratam das questões da glottodidattica, UD e suas fases, ensino da gramática e atividades lúdicas para o ensino/aprendizagem da gramática da língua inglesa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e interpretativista sobre o trabalho com o ensino da gramática da língua inglesa na citada fase da UD, fazendo uso da metodologia lúdica, com intuito de ressaltar este recurso como elemento motivador. Por meio das teorias discutidas, observou-se que na fase Motivação é possível inserir a gramática de forma descontraída, facilitando a aprendizagem. Fazendo uso desta metodologia de ensino, o filtro afetivo do aprendizado do aluno da língua inglesa não será alterado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | Motivação com o uso da ludicidade no ensino da gramática da língua inglesa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: