Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Storto, Letícia Jovelina | - |
Autor(es): dc.contributor | Storto, Letícia Jovelina | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbeta, Claudia de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Piconi, Larissa Bassi | - |
Autor(es): dc.creator | Sabino, Denise Batista Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:24:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:24:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20280 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674627 | - |
Descrição: dc.description | The research sought to reveal the technology used in the daily lives of students from four classes of the ninth year and four of the third year of high school in four public schools in Londrina, two of the central region and two in the North. The students answered, during Art class, a questionnaire with eight questions about what they know on technology and what they use both for the leisure, as for the study. It is currently understood that information circulates at a faster pace, because it has expanded to a mobile place, that is the internet. In this same rate, students relate with this information. From this premise, the goal was to identify the technological cultural context of the students, which sites, games, social networking and apps are more present in their daily lives. In a first moment, a field survey was conducted through a questionnaire, after an analysis of their responses. For this investigation, some authors permeated the research, such as: Fernando Hernández (1998), Joe Kincheloe (1997) and José M. Moran (2009). The answers pointed as main activity via internet the social networks and YouTube, and as technological devices, the computer and cell phone. Also could be seen that technology as an educational tool is lost in common use, so that the students do not see it as an educational item. Understanding the technological culture of students can help the development of more significant for the art teaching methodologies and the construction of lesson plans that best interact with the students. | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa buscou desvelar a utilização tecnológica no cotidiano dos alunos de quatro turmas do 9o ano e quatro do 3º ano do ensino médio, em quatro escolas públicas de Londrina, sendo duas da região Central e duas da região Norte. Os alunos participantes responderam, durante a aula de Arte, a um questionário com oito questões a respeito do que conhecem e utilizam de tecnologias tanto para o lazer, quanto para o estudo. Percebe-se, atualmente, que as informações circulam em um ritmo mais acelerado, pois se expandiu para um lugar móvel, que é a internet. Nessa mesma velocidade, os alunos se relacionam com essas informações. Partindo dessa premissa, o objetivo foi identificar o contexto cultural tecnológico dos alunos, quais sites, jogos, redes sociais e aplicativos estão mais presentes no seu dia a dia. Em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa de campo com questionário, depois uma análise das respostas apresentadas. Para isso, fundamentamo-nos em alguns autores, como: Fernando Hernández (1998), Joe Kincheloe (1997) e Marcos Masetto (2009). As respostas apontaram como principal atividade via internet as redes sociais e o YouTube, já como aparelhos tecnológicos o computador e o celular. Pôde-se perceber também que a tecnologia como instrumento pedagógico se perde no uso comum, de modo que parte dos alunos não a enxerga como um item didático. Assim, faz-se necessário que o professor aponte-o como instrumento pedagógico, deixando claro para o estudante seu método e didática de ensino, o colabora para a compreensão discente acerca do que o professor realiza em sala de aula. Compreender a cultura tecnológica dos estudantes pode auxiliar o desenvolvimento de metodologias mais significativas no ensino de arte e na construção de planos de aula que melhor interajam com os alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | - |
Título: dc.title | Tecnologias possíveis para o ensino de arte: uma análise das tecnologias utilizadas por alunos de colégios de Londrina/PR | - |
Título: dc.title | Possible technologies for the art teaching: analysis of technologies used by students in schools of Londrina/PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: