Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Winter, Lairton Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | Valentin, Silvana Mendonça Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Balassa, Dobleday Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:24:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:24:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21031 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674600 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to analyze the methodologies of teaching and learning adopted in the 1st year of High School of the State College senator Moraes Barros in the municipality of Jussara-PR. Sociology is a discipline with a history of entry and exit in the school curriculum of high school, this trend has triggered a number of implications, such as lack of official teachers in the area and lack of teaching materials. However, research by applying a questionnaire to students and teacher highlighted the importance of discipline for the training of critical thinking and assimilation of scientific content. Highlighted the importance of awareness of the teacher about their teaching practice and the limits and possibilities for working in the classroom from a critical perspective, besides highlighting the pedagogical trend that guides faculty, among them the historical critical pedagogy action. After analyzing the data collected, it was possible to see important information about the development of teaching and learning the discipline of Sociology. This information indicated that sociology enables students to return a knowledge beyond being common, through the help of the teacher and appropriate methodologies, in which it will be able to reach a criticality that allows you to adopt attitudes that will give you a new look student on society. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo analisar as metodologias de ensino e aprendizagem adotadas no 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Senador Moraes de Barros no município de Jussara-PR. A Sociologia é uma disciplina com histórico de entrada e saída no currículo escolar do Ensino Médio, essa trajetória desencadeou uma série de implicações, como falta de professores concursados na área e insuficiência de materiais didáticos. No entanto, a pesquisa através da aplicação de questionário junto a alunos e a professora, evidenciou a importância da disciplina para a formação do senso crítico e assimilação do conteúdo científico. Destacou a importância da consciência do professor sobre sua prática pedagógica e os limites e possibilidades para se trabalhar em sala de aula a partir de uma perspectiva crítica, além do destaque à tendência pedagógica que orienta a ação docente, dentre elas a pedagogia histórico crítica. Após a análise dos dados coletados, foi possível constatar informações importantes sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da disciplina de Sociologia. Estas informações revelaram que a Sociologia possibilita ao estudante desenvolver um conhecimento para além do senso comum, através do auxílio do professor e de metodologias apropriadas, em que o mesmo conseguirá chegar a uma criticidade que lhe permite adotar atitudes que irá lhe proporcionar um novo olhar do estudante sobre a sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Título: dc.title | Metodologia no ensino e aprendizagem da sociologia no 1º ano do ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: