Estudo comparativo entre empresas ferroviárias - um estudo das diferenças do mercado privado e estatal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorMelges, André Inácio-
Autor(es): dc.contributorPereira, Reinalda Blanco-
Autor(es): dc.creatorGon, Lucas Chiesa Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12735-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674559-
Descrição: dc.descriptionWith the beginning of the Industrial Revolution, it was noticed that the railway sector had great importance for the economy, because it increases the speed of the transport of loads, decreases the value of the displacement and increases the number of exchanges of products. Currently in Brazil, there are two types of organizations in the railway sector, the state, where the government is the administrator of the organization, and the private sector, which emerged after the creation of the National Privatization Program created by then President Fernando Collor de Melo. Between the two sectors, data obtained through the National Land Transport Agency were used, in which it was possible to understand and compare investment strategies in the improvement of rail freight services, as well as to obtain performance indicators such as freight transport, types of products transported and availability of locomotives from both companies, allowing a comparation between public and private administration.-
Descrição: dc.descriptionCom o início da Revolução Industrial, percebeu-se que o setor ferroviário possuía grande importância para a economia, pelo fato de aumentar a velocidade do transporte de mercadorias, diminuir o valor do deslocamento e aumentar o número de trocas de produtos. Atualmente, no Brasil, há dois tipos de organizações no setor ferroviário, o estatal, onde o governo é o administrador da organização, e o privado, que surgiu após a criação do Programa Nacional de Desestatização, criado pelo então presidente Fernando Collor de Melo. Visando compreender as diferenças entre os dois setores, utilizou-se de dados obtidos através da Agência Nacional de Transportes Terrestres, no qual foi possível compreender e comparar as estratégias de investimentos na melhoria do serviço de transporte ferroviário de cargas, bem como obter indicadores de desempenho das organizações como a capacidade de transporte de cargas, os tipos de produtos transportados e a disponibilidade de locomotivas de ambas empresas, permitindo-se então a realização da comparação entre a administração pública e privada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte ferroviário de carga -
Palavras-chave: dc.subjectRevolução industrial -
Palavras-chave: dc.subjectEconomia -
Palavras-chave: dc.subjectRailroads - Freight-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial revolution-
Palavras-chave: dc.subjectEconomics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleEstudo comparativo entre empresas ferroviárias - um estudo das diferenças do mercado privado e estatal-
Título: dc.titleComparative study between railway undertakings – a study of differences from the private and state market-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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