Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scheer, Sérgio | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheer, Sérgio | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Fábio | - |
Autor(es): dc.contributor | Tamashiro, Heverson Akira | - |
Autor(es): dc.creator | Feuser, Ana Flávia Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:24:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:24:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26327 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674545 | - |
Descrição: dc.description | A aprendizagem do BIM é de extrema importância para a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho. Esse mercado cada vez mais reflete a escassez de tal capacitação tendo em vista que poucas universidades o abordam. Assim, o objetivo geral dessa monografia foi analisar como as instituições de ensino superior ofertantes dos cursos de Engenharia Civil, bem como Arquitetura e Urbanismo da cidade de Cascavel-PR, estão implementando ou buscando implementar o BIM em seu cenário acadêmico, identificando as mudanças observadas nos que já o implementaram. Para este fim, foi utilizada em um primeiro momento a pesquisa bibliográfica com a intenção de obter conhecimentos para compreensão dos dados apresentados nas instituições investigadas. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa, com a elaboração de instrumentos de coleta de dados que foi aplicado aos coordenadores e docentes dos cursos. Os instrumentos escolhidos para estas coletas foram os questionários com perguntas abertas e de múltipla escolha. A pesquisa também permitiu promover uma reflexão sobre a grade curricular e uma análise do nível de proficiência BIM dos profissionais formados nos cursos investigados. Os resultados da pesquisa sobre o tema evidenciam que o cenário acadêmico do município de Cascavel enfrenta diversas dificuldades para implementação do BIM, formando profissionais pouco ou nada preparados no assunto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem da Informação da Construção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Cascavel (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Building information modeling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges - Cascavel (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Architecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Avaliação da abordagem do BIM na graduação de engenharia civil e arquitetura em instituições de ensino superior de Cascavel/PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: