Avaliação da abordagem do BIM na graduação de engenharia civil e arquitetura em instituições de ensino superior de Cascavel/PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScheer, Sérgio-
Autor(es): dc.contributorScheer, Sérgio-
Autor(es): dc.contributorFreire, Fábio-
Autor(es): dc.contributorTamashiro, Heverson Akira-
Autor(es): dc.creatorFeuser, Ana Flávia Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26327-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674545-
Descrição: dc.descriptionA aprendizagem do BIM é de extrema importância para a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho. Esse mercado cada vez mais reflete a escassez de tal capacitação tendo em vista que poucas universidades o abordam. Assim, o objetivo geral dessa monografia foi analisar como as instituições de ensino superior ofertantes dos cursos de Engenharia Civil, bem como Arquitetura e Urbanismo da cidade de Cascavel-PR, estão implementando ou buscando implementar o BIM em seu cenário acadêmico, identificando as mudanças observadas nos que já o implementaram. Para este fim, foi utilizada em um primeiro momento a pesquisa bibliográfica com a intenção de obter conhecimentos para compreensão dos dados apresentados nas instituições investigadas. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa, com a elaboração de instrumentos de coleta de dados que foi aplicado aos coordenadores e docentes dos cursos. Os instrumentos escolhidos para estas coletas foram os questionários com perguntas abertas e de múltipla escolha. A pesquisa também permitiu promover uma reflexão sobre a grade curricular e uma análise do nível de proficiência BIM dos profissionais formados nos cursos investigados. Os resultados da pesquisa sobre o tema evidenciam que o cenário acadêmico do município de Cascavel enfrenta diversas dificuldades para implementação do BIM, formando profissionais pouco ou nada preparados no assunto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem da Informação da Construção-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades - Cascavel (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectBuilding information modeling-
Palavras-chave: dc.subjectUniversities and colleges - Cascavel (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectArchitecture-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL-
Título: dc.titleAvaliação da abordagem do BIM na graduação de engenharia civil e arquitetura em instituições de ensino superior de Cascavel/PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.