Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernado de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.creator | Luciano, Cidnei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:24:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:24:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18956 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674540 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to study how text genres, particularly in the genre tale, have incorporated into their structure the new technologies of information and communication in cyberspace, because of the use of hypermedia elements that will form the digital storytelling. The study investigated the interactivity, the formation of the digital storytelling as well as the production of meaning with elements of hypermedia in the context of multimodal tales, having as foundation the analysis of the tale “A Noise in the Basement”. The analysis of said multimodal tale proved that the choices of both verbal and visual components integrate and complement each other with the end result being the production of the multimodal text, while keeping in its structure compositional elements of the traditional narrative. The interactivity has been directly associated with elements of multimodal texts, particularly in relation to digital hypertexts, by way of the formation of the link, allowing that the reader choose the route that would best convenience meaning construction. The links acted as important agents of the digital narrative, not only inducing clicks, but performing the role of conector, configuring elements that orientates the route of reading. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho visa estudar como os gêneros textuais, em especial o gênero conto, tem incorporado em sua estrutura as novas tecnologias de informação e comunicação no ciberespaço, pelo uso de elementos de hipermídia que irão configurar a narrativa digital presente no hiperconto. O estudo investigou a interatividade, a constituição da narrativa digital e a produção de sentidos pelo uso de elementos da hipermídia no contexto do hiperconto, a partir da análise do conto “Um barulho no porão”. A análise do hiperconto comprovou que as escolhas dos componentes verbais e visuais se integram e se complementam para a produção do hipertexto final, mantendo em sua estrutura os elementos composicionais da narrativa tradicional. A interatividade esteve diretamente associada aos elementos de hipermídia, em especial ao hipertexto digital, pela constituição do link, que atuou como um delimitador dos caminhos possíveis no percurso da leitura no hipertexto, permitindo que o leitor escolhesse o percurso que melhor lhe conviesse para a construção do sentido. Os links atuaram como agentes importantes da narrativa digital, não induzindo apenas ao clique, mas desempenhando o papel de conector, configurando elementos que orientaram o percurso de leitura. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hypertext literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital storytelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital media | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | Literatura digital – novos percursos: do conto ao hiperconto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: