Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.creatorRamos, Elaine da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
Autor(es): dc.creatorSauer, Elenise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21753-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674536-
Descrição: dc.descriptionThis work was carried out with a research interest in knowing the conceptions that students last year of high school have on Science, Technology and Society. The methodological approach was qualitative interpretive in nature, whose technique of data collection was semi-structured interview. The study was conducted with sixteen students from the third year of high school to college a private school in Paraná. The intention with this work, contribute to that there is a reflection on the importance of integrating the STS approach (Science, Technology and Society) in our schools, especially in Science Teaching. The main results show that students have a neutral view and linear with respect to science and technology that disregards their social relations, pointing to the need for a new attitude of the teacher in making their teaching that allows students with a literacy science and technology.-
Descrição: dc.descriptionNesse trabalho realizou-se uma investigação com interesse em saber quais as concepções que os alunos do último ano do Ensino Médio possuem sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa, cuja técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. O estudo foi realizado com dezesseis alunos do terceiro ano do ensino médio de um colégio da rede privada de ensino do Paraná. Pretendeu-se com esse trabalho, contribuir para que haja uma reflexão sobre a importância da inserção da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) em nossas escolas, principalmente no Ensino de Ciências. Os principais resultados revelam que os alunos possuem uma visão neutra e linear em relação à ciência e à tecnologia em que se desconsidera as suas relações sociais, apontando para a necessidade de uma nova postura do professor no seu fazer docente em que possibilite aos alunos uma alfabetização científica e tecnológica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectCultura e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCulture and technology-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleConcepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de estudantes do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.