A Terra dos Meninos Pelados: considerações sobre paradigmas tradicionais e emergentes para uma abordagem didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.creatorSantos, Cícera Jessiane Lins dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674533-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi desenvolver uma análise de A terra dos meninos pelados (1937), de Graciliano Ramos, considerando, para esse exercício, a mobilização de procedimentos estéticos categorizados entre paradigmas importantes para história da literatura infantil. Com base nos resultados da análise, e a fim de contribuir, também, para o desenvolvimento de práticas sociais de leitura capazes de compor processos de letramento literário, o trabalho propõe uma sequência didática básica com a narrativa, segundo modelo de Rildo Cosson (2014), para turmas regulares do 6o ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada para atender a esses propósitos apresenta um viés interpretativista e o corpus da pesquisa constitui se da própria narrativa infantil e de textos como os de Luís Bueno (2016), Ricardo Ramos Filho (2017), José Nicolau Gregorin Filho (2011) e Maria Zilda da Cunha (2012), utilizados tanto para embasar a interpretação quanto para situar a obra em um contexto de mudanças paradigmáticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectRamos, Graciliano, 1892-1953-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento - Literatura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes do ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's literature-
Palavras-chave: dc.subjectReading - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy - Juvenile literature-
Palavras-chave: dc.subjectDidatics-
Palavras-chave: dc.subjectSchool children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleA Terra dos Meninos Pelados: considerações sobre paradigmas tradicionais e emergentes para uma abordagem didática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.