Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Matsuda, Alice Atsuko | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Cícera Jessiane Lins dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:24:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:24:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25149 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674533 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma análise de A terra dos meninos pelados (1937), de Graciliano Ramos, considerando, para esse exercício, a mobilização de procedimentos estéticos categorizados entre paradigmas importantes para história da literatura infantil. Com base nos resultados da análise, e a fim de contribuir, também, para o desenvolvimento de práticas sociais de leitura capazes de compor processos de letramento literário, o trabalho propõe uma sequência didática básica com a narrativa, segundo modelo de Rildo Cosson (2014), para turmas regulares do 6o ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada para atender a esses propósitos apresenta um viés interpretativista e o corpus da pesquisa constitui se da própria narrativa infantil e de textos como os de Luís Bueno (2016), Ricardo Ramos Filho (2017), José Nicolau Gregorin Filho (2011) e Maria Zilda da Cunha (2012), utilizados tanto para embasar a interpretação quanto para situar a obra em um contexto de mudanças paradigmáticas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ramos, Graciliano, 1892-1953 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento - Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy - Juvenile literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | A Terra dos Meninos Pelados: considerações sobre paradigmas tradicionais e emergentes para uma abordagem didática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: